Uma equipa de físicos da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, acaba de bater um novo recorde ao construir o mais pequeno barco do mundo.
Recorrendo a uma sofisticada impressora 3D de polimerização de dois fotões, Rachel Doherty, Daniela Kraft e a sua equipa construíram um micro-barco que, da proa à popa, mede cerca de 30 micrómetros, cerca de um terço da espessura de um fio de cabelo.
Em comunicado, a equipa precisa que o barco não tem hélice, mas é capaz de zarpar.
A imagem do barco foi feita a partir de um microscópio eletrónico e pode ser encontrada no artigo publicado pela equipa na revista científica Soft Matter sobre o feito.
A equipa da universidade holandesa investiga os “micro-nadadores”, partículas minúsculas que se movem em fluídos como a água e que podem ser rastreados num microscópio – na prática, o barco construído é também um “micro-nadador”.
Um dos objetivos desta investigação e da impressão deste micro-barco é melhor compreender os “micro-nadadores” biológicos, como as bactérias.
Com estes pequenos objetos, os cientistas esperam perceber melhor o mecanismo de propulsão dos micro-organismos biológicos. Da mesma forma, consideram que a investigação permitirá um maior controlo sobre os “micro-nadadores” sintéticos na aplicação de diagnósticos terapêuticos e na administração de medicamentos.
A maioria das investigações neste campo é centrada em partículas sob a forma de uma esfera, mas a impressão 3D oferece novas possibilidades, escreve a Europa Press.
Os cientistas imprimiram também, recorrendo à mesma impressora, partículas em forma de espiral, que giram quando são impulsionadas pela água.