/

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Schmidt Ocean Institute

Um novo recife “maciço” de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo.

Os cientistas encontraram o recife separado – o primeiro a ser descoberto em mais de 120 anos – em águas ao largo de Queensland do Norte, durante uma expedição a bordo do navio de investigação Falkor, anunciou a organização de investigação oceânica Schmidt Ocean Institute esta segunda-feira.

O recife foi descoberto em 20 de outubro, quando os cientistas completaram um mapeamento subaquático do fundo do mar da Grande Barreira de Corais ao norte.

Com 500 metros de altura, é mais alto que o Empire State Building (381 metros), a Sydney Tower (305 metros) e as Petronas Twin Towers (451,9 metros).

Usando um robô subaquático chamado SuBastian, a equipa explorou o recife no domingo e transmitiu imagens ao vivo da exploração.

Especialistas dizem que a base do recife “semelhante a uma lâmina” mede 1,5 quilómetros de largura, subindo 500 metros até à sua profundidade mais rasa de 40 metros abaixo da superfície do oceano.

Existem sete outros recifes altos destacados na área, incluindo o recife na Ilha Raine – um local significativo de nidificação de tartarugas verdes.

Robin Beaman, que liderou a expedição, disse que ficou “surpreeendido” com a descoberta. “Não apenas mapear o recife em 3D em detalhes, mas também ver visualmente esta descoberta com SuBastian é incrível”, disse, em comunicado.

“Esta descoberta inesperada afirma que continuamos a encontrar estruturas desconhecidas e novas espécies no nosso oceano”, disse Wendy Schmidt, co-fundadora do Schmidt Ocean Institute.

“O estado do nosso conhecimento sobre o que está no oceano há muito tempo que é muito limitado. Graças às novas tecnologias que funcionam como os nossos olhos, ouvidos e mãos no fundo do oceano, temos a capacidade de explorar como nunca antes. Novas paisagens oceânicas estão a abrir-sr para nós, revelando os ecossistemas e as diversas formas de vida que partilham o planeta connosco”.

A Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, cobre quase 241 mil quilómetros quadrados e é o lar de mais de 1.500 espécies de peixes, 411 espécies de corais duros e dezenas de outras espécies.

Porém, o recife está a enfretar uma crise. Estudos recentes mostraram que perdeu 50% das suas populações de corais nas últimas três décadas, sendo as mudanças climáticas um fator-chave para a perturbação do recife.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.