O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos.
De acordo com o CEO da empresa, uma auditoria demonstrou que o terreno tem 40 milhões de onças de reservas provadas, segundo os padrões internacionais do JORC (Joint Ore Reserves Committee Code), com um teor médio de ouro de 2,3 gramas por tonelada.
“A estimativa de reserva representa um marco importante no desenvolvimento do campo”, disse Pavel Grachev, citado pela agência Bloomberg.
“Queremos provar que um projeto desta qualidade e escala pode e deve ser executado dentro dos melhores padrões ambientais, apesar da sua localização de difícil acesso”.
Os detalhes sobre os trabalhos a levar a cabo em Sukhoi Log serão anunciados assim que um estudo de pré-viabilidade estiver concluído, no final de 2020.
Estimativas anteriores da empresa davam conta que os custos poderiam chegar 2,5 mil milhões de dólares, com uma produção anual de cerca de 1,6 milhões de onças.
Esta reserva pode fazer a Polyus aumentar a sua produção anual em pelo menos 70%. Desde que a empresa comprou o depósito, os preços do ouro subiram cerca de 60%, atingindo um recorde em agosto – 2.075 dólares a onça
A empresa russa deverá iniciar o principal investimento na exploração em 2023.
O ditador Facista Putin irá encher os bolsos, assim como os seus capangas.