/

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

José Coelho / Lusa

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos.

Em Espanha, uma máscara pode custar até 96 cêntimos, enquanto em Portugal vendem-se 20 máscaras por 1,74 euros. O elevado preço das máscaras foi chamado recentemente à atenção por um cidadão espanhol, que comparou com os preços praticados em Portugal.

Agora, o Governo espanhol está a planear baixar o preço que fixou em abril, escreveu esta terça-feira o Diário de Notícias. O Governo ofereceu duas alternativas possíveis: a redução do IVA aplicado a este produto ou a alteração do preço máximo que o Governo fixou em abril.

Atualmente, a UE impede os parlamentos de legislarem sobre as taxas de impostos a aplicar. Por isso, a ministra das Finanças, María Jesús Montero, já perguntou à Comissão Europeia o que é permitido fazer. A governante quer esclarecer se Bruxelas vai sancionar a redução do IVA sobre as máscaras. Países como Portugal, França ou Itália já o fizeram.

Sobre este assunto, António Costa chegou a dizer que “a União Europeia disse que era ilegal, mas que não representaria nenhum problema“.

Segunda a ABC, a forma mais rápida de garantir o fornecimento de máscaras a toda a população deverá passar por reduzir o preço máximo por unidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.