/

Um museu sob um prédio. Encontrada villa romana sob um edifício em Roma

Soprintendenza Speciale di Roma / BNP Paribas Real Estate

Um museu subterrâneo deve ser inaugurado no próximo mês, depois de elaborados mosaicos romanos terem sido descobertos sob um prédio em Roma, em Itália.

De acordo com a CNN, o local foi descoberto durante as obras de construção do prédio há seis anos, segundo o BNP Paribas Real Estate, dono do local, em comunicado. Arqueólogos da Superintendência Especial de Roma trabalharam no local, que fica num complexo residencial no Monte Aventino, uma das sete colinas da Roma Antiga.

Durante a escavação, os arqueólogos descobriram mosaicos, estruturas e outros artefactos – e uma exposição multimédia com mapeamento de vídeo e projeções ajudará a explicar a história do local aos visitantes.

Havia alguns indícios de que a área era habitada por volta de 900 a.C, segundo o comunicado. O local também inclui uma parede de blocos datada de 700-400 a.C que pode ter sido a base de uma torre de vigia.

Os arqueólogos também descobriram que a área foi nivelada para aumentar a superfície plana disponível e, em meados do século 2 a.C, foi construída uma domus – um tipo de residência privada para as classes altas.

Foi encontrado um mosaico em azulejos pretos e brancos do final do século 1 a.C e também há um fragmento de mosaico que data do reinado do imperador Trajano (98-117).

Durante o reinado de Adriano (117-138), foram colocados mais mosaicos em preto e branco em padrões geométricos, um dos quais estará em exibição, seguido por mais cinco mosaicos do período Antonino (150-175).

“Nos últimos anos, trabalhamos em equipa com a Superintendência para concluir um projeto arqueológico único para a cidade de Roma: um museu dentro de um prédio“, disse Piero Cocco-Ordini, CEO do BNP Paribas Real Estate Italy, que considera para o sítio “um baú de tesouro escondido, uma testemunha milenar do nosso passado.”

Em maio, outro mosaico romano antigo foi descoberto no norte da Itália. O piso de mosaico notavelmente bem preservado foi descoberto num vinhedo em Negrar, ao norte da cidade de Verona, quase um século depois de os restos de uma antiga villa terem sido encontrados no local.

Fotofgrafias do chão publicadas pelos funcionários da cidade mostram os seus padrões intrincados e detalhes coloridos, muitos dos quais foram preservados perfeitamente ao longo dos séculos.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.