Um museu sob um prédio. Encontrada villa romana sob um edifício em Roma

Soprintendenza Speciale di Roma / BNP Paribas Real Estate

Um museu subterrâneo deve ser inaugurado no próximo mês, depois de elaborados mosaicos romanos terem sido descobertos sob um prédio em Roma, em Itália.

De acordo com a CNN, o local foi descoberto durante as obras de construção do prédio há seis anos, segundo o BNP Paribas Real Estate, dono do local, em comunicado. Arqueólogos da Superintendência Especial de Roma trabalharam no local, que fica num complexo residencial no Monte Aventino, uma das sete colinas da Roma Antiga.

Durante a escavação, os arqueólogos descobriram mosaicos, estruturas e outros artefactos – e uma exposição multimédia com mapeamento de vídeo e projeções ajudará a explicar a história do local aos visitantes.

Havia alguns indícios de que a área era habitada por volta de 900 a.C, segundo o comunicado. O local também inclui uma parede de blocos datada de 700-400 a.C que pode ter sido a base de uma torre de vigia.

Os arqueólogos também descobriram que a área foi nivelada para aumentar a superfície plana disponível e, em meados do século 2 a.C, foi construída uma domus – um tipo de residência privada para as classes altas.

Foi encontrado um mosaico em azulejos pretos e brancos do final do século 1 a.C e também há um fragmento de mosaico que data do reinado do imperador Trajano (98-117).

Durante o reinado de Adriano (117-138), foram colocados mais mosaicos em preto e branco em padrões geométricos, um dos quais estará em exibição, seguido por mais cinco mosaicos do período Antonino (150-175).

“Nos últimos anos, trabalhamos em equipa com a Superintendência para concluir um projeto arqueológico único para a cidade de Roma: um museu dentro de um prédio“, disse Piero Cocco-Ordini, CEO do BNP Paribas Real Estate Italy, que considera para o sítio “um baú de tesouro escondido, uma testemunha milenar do nosso passado.”

Em maio, outro mosaico romano antigo foi descoberto no norte da Itália. O piso de mosaico notavelmente bem preservado foi descoberto num vinhedo em Negrar, ao norte da cidade de Verona, quase um século depois de os restos de uma antiga villa terem sido encontrados no local.

Fotofgrafias do chão publicadas pelos funcionários da cidade mostram os seus padrões intrincados e detalhes coloridos, muitos dos quais foram preservados perfeitamente ao longo dos séculos.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …