Um museu sob um prédio. Encontrada villa romana sob um edifício em Roma

Soprintendenza Speciale di Roma / BNP Paribas Real Estate

Um museu subterrâneo deve ser inaugurado no próximo mês, depois de elaborados mosaicos romanos terem sido descobertos sob um prédio em Roma, em Itália.

De acordo com a CNN, o local foi descoberto durante as obras de construção do prédio há seis anos, segundo o BNP Paribas Real Estate, dono do local, em comunicado. Arqueólogos da Superintendência Especial de Roma trabalharam no local, que fica num complexo residencial no Monte Aventino, uma das sete colinas da Roma Antiga.

Durante a escavação, os arqueólogos descobriram mosaicos, estruturas e outros artefactos – e uma exposição multimédia com mapeamento de vídeo e projeções ajudará a explicar a história do local aos visitantes.

Havia alguns indícios de que a área era habitada por volta de 900 a.C, segundo o comunicado. O local também inclui uma parede de blocos datada de 700-400 a.C que pode ter sido a base de uma torre de vigia.

Os arqueólogos também descobriram que a área foi nivelada para aumentar a superfície plana disponível e, em meados do século 2 a.C, foi construída uma domus – um tipo de residência privada para as classes altas.

Foi encontrado um mosaico em azulejos pretos e brancos do final do século 1 a.C e também há um fragmento de mosaico que data do reinado do imperador Trajano (98-117).

Durante o reinado de Adriano (117-138), foram colocados mais mosaicos em preto e branco em padrões geométricos, um dos quais estará em exibição, seguido por mais cinco mosaicos do período Antonino (150-175).

“Nos últimos anos, trabalhamos em equipa com a Superintendência para concluir um projeto arqueológico único para a cidade de Roma: um museu dentro de um prédio“, disse Piero Cocco-Ordini, CEO do BNP Paribas Real Estate Italy, que considera para o sítio “um baú de tesouro escondido, uma testemunha milenar do nosso passado.”

Em maio, outro mosaico romano antigo foi descoberto no norte da Itália. O piso de mosaico notavelmente bem preservado foi descoberto num vinhedo em Negrar, ao norte da cidade de Verona, quase um século depois de os restos de uma antiga villa terem sido encontrados no local.

Fotofgrafias do chão publicadas pelos funcionários da cidade mostram os seus padrões intrincados e detalhes coloridos, muitos dos quais foram preservados perfeitamente ao longo dos séculos.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Fundo de Resolução informará Governo nos próximos dias sobre valor da injeção

O presidente do Fundo de Resolução antecipou esta terça-feira que "nos próximos dias" conta informar o Governo sobre o valor que a instituição considera que o Novo Banco deve receber em relação a 2020. Luís Máximo …

Portugal "lutará até ao último minuto" pelo pacto migratório, diz Santos Silva

A presidência portuguesa do Conselho "lutará até ao último minuto do seu mandato" por um acordo sobre o Pacto para as Migrações e Asilo proposto pela Comissão Europeia, garantiu esta terça-feira no Parlamento Europeu o …

"Lei errada" permitiu a municípios travarem "infraestrutura de importância nacional"

O ministro das Infraestruturas reiterou, esta terça-feira, que os municípios que seriam afetados pelo aeroporto do Montijo "travaram novamente uma infraestrutura de importância nacional", devido a uma "lei errada", que já devia ter sido alterada. "Os …

Fuzileiro naval detido por participar na invasão ao Capitólio

Um fuzileiro naval dos Estados Unidos, no ativo, foi detido na semana passada por ter participado na invasão ao Capitólio. É acusado de agredir vários agentes policiais dentro e fora do edifício. Christopher Warnagiris, um oficial …

Rui Moreira vai a julgamento no caso Selminho

O presidente da Câmara do Porto vai a julgamento no processo Selminho, no qual é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município, decidiu o Tribunal de Instrução …

Espanha enviou de volta para Marrocos 2.700 pessoas que entraram em Ceuta

Cerca de 2.700 dos seis mil migrantes que entraram ilegalmente em Ceuta nas últimas horas já foram devolvidos a Marrocos, anunciou esta terça-feira o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska. A fronteira de Tarajal, que separa …

Estudo do INSA aponta para redução de anticorpos três meses após infeção

A segunda fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) covid-19 alerta para a redução de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 três meses após a infeção e defende a vacinação em pessoas anteriormente infetadas, segundo o relatório …

Pedido de insolvência pode levar a rutura operacional da empresa, diz Groundforce

A Groundforce considerou esta terça-feira que o pedido de insolvência apresentado pela TAP deixa a empresa em "total estrangulamento" e pode conduzir à sua rutura operacional, deitando por terra os esforços que têm sido feitos …

PJ faz buscas na Câmara de Torres Vedras para investigar contratos públicos

A Polícia Judiciária (PJ) está a efetuar, esta terça-feira, buscas na Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, no âmbito de três processos de contratação pública, confirmou à agência Lusa fonte oficial do município. A …

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …