John Mcafee, criador do antivírus com o mesmo nome, é procurado nos Estados Unidos por suspeitas de delito de fraude. Foi detido esta terça-feira em Espanha.
A polícia espanhola deteve no aeroporto de Barcelona o magnata norte-americano John McAfee criador do famoso programa informático antivírus com o mesmo nome, que é procurado nos Estados Unidos por suspeitas de delito de fraude.
John McAfee foi intercetado no sábado à noite quando se preparava para apanhar um voo para Istambul, na Turquia, acompanhado por duas pessoas, segundo fontes da polícia espanhola, que deu seguimento a um mandado de procura e detenção passado pela justiça dos Estados Unidos da América.
O magnata é suspeito de, entre outros crimes, de fugir ao pagamento de milhões de dólares em impostos sobre os lucros que alegadamente teria obtido em atividades como o comércio de dinheiro virtual (criptomoedas).
McAfee terá escondido ativos do Internal Revenue Service, incluindo propriedades imobiliárias, um veículo e um iate, em nome de outras pessoas, avança o The Guardian.
Esta não é a primeira vez que é preso, depois de, no ano passado, ter sido detido num porto da República Dominicana com várias armas a bordo do seu iate. O milionário tinha revelado dias antes da sua prisão que estava a abandonar os EUA porque a CIA estava a tentar prendê-lo por alegados delitos fiscais.
As autoridades dominicanas acabaram, na ocasião, por libertar McAfee que viajou para o Reino Unido.
A McAfee é uma empresa norte-americana de programas de segurança para computadores sediada em Santa Clara, no estado da Califórnia, fundada em 1986 por John McAfee.
ZAP // Lusa