A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que deliberou a suspensão da negociação das ações do Banco Espírito Santo (BES) até “à divulgação de informação relevante sobre o emitente”.
A decisão do conselho diretivo da CMVM foi feita em comunicado e segue-se à decisão desta manhã do Espírito Santo Financial Group (ESFG) de suspender a negociação de ações e obrigações da empresa em Lisboa e no Luxemburgo.
“Devido às dificuldades materiais em curso do seu maior acionista Espírito Santo International (ESI) e à exposição da ESFG a essa empresa, a ESFG decidiu suspender a negociação das suas ações e obrigações”, anunciou a ESFG.
De acordo com o Dinheiro Vivo, antes da suspensão os títulos do banco afundaram quase 19%, depois da ESFG ter anunciado a suspensão das suas acções, aumentando, desta forma os receios sobre as dificuldades das ‘holdings’ da família.
Segundo o Público, o BES esclarece mesmo que se prepara para divulgar novas informações relevantes ao mercado. O mesmo jornal acrescenta que a ESI deverá solicitar a intervenção de um gestor de insolvência.
A Portugal Telecom, que está em processo de fusão com a operadora brasileira Oi, foi também apanhada no turbilhão que nos últimos meses envolveu o grupo GES. As acções da PT estavam hoje a cair 4,10%.
ZAP / Lusa
Crise do BES
-
27 Dezembro, 2018 Ministério Público nega acesso a escutas do GES a Ricardo Salgado
-
28 Agosto, 2018 BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim
Confiança no presidente. negócios com família nunca acabam bem e quem vai pagar vão ser os mesmos do BP N