/

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se “chocado”

1

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação que tinha como objetivo identificar Rui Pinto.

De acordo com o jornal Público, Amador disse que o objetivo seria que o fundo pudesse interferir junto “dos russos” para identificar o endereço eletrónico que permitiria, mais tarde, identificar Rui Pinto.

Durante o julgamento, discutiu-se também o facto de Rui Pinto ter conhecimento de que a PJ tinha pedido informações sobre à Yandex, o servidor russo onde estava alojado o Football Leaks, sobre o detentor do site. José Amador disse que o denunciante sabia disto após consultar o email de Pedro Henriques, advogado que na altura representava a Doyen.

“Mas como é que Pedro Henriques teve acesso a este documento?”, perguntou a juíza Margarida Alves, à qual Amador respondeu: “Pois, não é habitual, mas era para ver se agilizava junto dos russos”.

À saída do tribunal, Aníbal Pinto, advogado que trabalhou com Rui Pinto nas negociações com a Doyen, disse ter ficado “chocado”, criticando duramente o facto de a PJ ter estado “a trabalhar” para a Doyen. Aníbal Pinto sempre acusou Pedro Henriques de ter agido como um “agente provocador” no processo.

“Mas como é que a Polícia Judiciária dá elementos de pedidos de informação internacional a pessoas interessadas no processo?”, atirou o advogado.

Relativamente ao encontro numa estação de serviço entre elementos da Doyen e Aníbal Pinto tinha uma lógica de “flagrante delito”, realça José Amador. O objetivo era que o advogado aceitasse dinheiro em troca de informações da Doyen ou que Rui Pinto marcasse presença no encontro e pudesse ser identificado e detido.

José Amador argumenta que identificou Rui Pinto com base numa “coincidência”. Ainda antes do Football Leaks, o investigador da PJ tinha estado envolvido numa disputa entre o denunciante e um banco das ilhas Caimão, em que Rui Pinto era suspeito de ter desviado 264 mil euros.

No encontro com a Doyen, quando Aníbal Pinto mencionou o seu cliente como sendo um jovem na casa dos 20 anos e com questões antigas com um banco nestas ilhas, José Amador fez a associação, escreve o Público.

ZAP //

1 Comment

  1. Os elefantes de Aníbal não ofuscarao as tramóias destes Pintos .
    O cerco aperta-se e o salve-se quem puder já começou e o amigo de Ana Gomes ,Rui Pinto, já foi tramado prlo seu ex-advogado..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.