/

Rangel terá recebido mais de um milhão de euros para favorecer arguidos

4

António Pedro Santos / Lusa

A TVI avançou este domingo que o juiz desembargador Rui Rangel terá recebido mais de um milhão de euros entre 2005 e 2017 para favorecer arguidos e alterar decisões em tribunal.

De acordo com a TVI, a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) acreditam que o juiz desembargador Rui Rangel, o principal arguido da Operação Lex, recebeu mais de um milhão de euros, entre 2005 e 2017, como pagamento para favorecer arguidos e alterar decisões em tribunal.

Segundo o despacho da acusação do MP, que deverá ter mais de 900 páginas, Rui Rangel terá utilizado o advogado e amigo de longa data, José Santos Martins, para esconder o rasto do dinheiro.

A TVI adianta que o dinheiro terá passado pelo jurista e terá sido entregue a Rui Rangel, Fátima Galante (ex-mulher, juíza e também arguida no processo), Rita Figueira (namorada de Rui Rangel), o pai desta e ainda uma outra namorada, Bruna Amaral.

A Operação Lex, tornada pública em janeiro de 2018 e que continua em investigação, tem como arguidos o desembargador Rui Rangel, a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante e o funcionário judicial Octávio Correia, todos do Tribunal da Relação de Lisboa, o advogado Santos Martins e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, entre outros.

Rangel é suspeito receber avultadas quantias através de favorecimentos e de várias ligações a empresários e figuras do desporto, como o Benfica e o seu presidente, Luís Filipe Vieira, que resultaram na indiciação por corrupção/recebimento indevido de vantagens, de branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Rangel é suspeito de crimes de tráfico de influência por alegadamente ter prometido influenciar resultado de processos a troco de contrapartidas financeiras e alegadamente o presidente do Benfica ter-lhe-á prometido um futuro cargo na universidade do clube.

Em dezembro do ano passado, Rui Rangel foi demitido da magistratura pelo CSM devido ao seu envolvimento no processo. A juíza Fátima Galante, sua ex-mulher, foi sancionada com aposentação compulsiva.

A Operação Lex foi desencadeada há mais de dois anos, mas ainda não foi conhecida a acusação.

ZAP //

4 Comments

  1. Este senhor acaba por não pagar nada e irá safar-se.
    Daqui a uns tempos tudo isto é esquecido.
    Zé povinho, sem noção da sua força. Nada faz. Apenas diz: “em um país estrangeiro isto não acontecia.”

  2. Estranho………nunca vão presos estes idóneos oficiais da dita Justiça !…aí de mim se for apanhado a roubar uma lata de sardinhas ( alias nem gosto de sardinhas en lata) !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.