O Parlamento aprovou, por unanimidade, requerimentos de PSD e BE para uma audição do ministro da Defesa, com urgência e em reunião extraordinária, sobre prejuízos do Estado português na compra de 12 aviões C-295.
A iniciativa dos bloquistas, aprovada na comissão parlamentar de Defesa, incluiu também a audição do antigo ministro da Economia do Governo PSD/CDS-PP Álvaro Santos Pereira, uma vez que o negócio e processo de compra daquelas aeronaves de transporte tático à empresa europeia Airbus Defense and Space (ADS) começou em 2012.
De acordo com a agência Lusa, a comissão parlamentar de Defesa vai agora agendar as reuniões com João Gomes Cravinho e Álvaro Santos Pereira.
O Tribunal de Contas (TdC) concluiu no início de agosto que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pela falta de contrapartidas na compra dos aviões C-295, também utilizados para patrulha marítima.
O texto do PSD elencou ainda como assuntos a esclarecer com Gomes Cravinho: a “derrapagem” no custo das obras de reabilitação do antigo Hospital Militar de Belém para cerca de 2,6 milhões – mais de três vezes os 750 mil inicialmente estimados -, bem como o processo de aquisição de drones pelo Exército para vigilância de fogos florestais.
No início de agosto, o ministro da Defesa disse que o Governo renegociou, em 2018, o processo das contrapartidas pela compra de 12 aviões C-295 em circunstâncias que já “não eram favoráveis” e que correu “atrás do prejuízo”.
ZAP // Lusa
Vai ser ouvido… Mas não serve de nada. É só teatro para parecer que estão preocupados. Irão sempre proteger-se uns aos outros.