/

Ameaças enviadas por e-mail a ativistas estão a ser investigadas como crime terrorista

As autoridades estão a dar prioridade máxima à investigação do e-mail de ódio com ameaçadas enviado a 10 ativistas, entre os quais está o dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba e as deputadas Joacine Katar Moreira e Mariana Mortágua (BE), estando o caso a ser analisado como um crime terrorista.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que revela ainda que pelo menos seis das dez personalidades visadas estão com proteção policial.

A investigação está a ser dificultada pelo facto do e-mail, enviado no passado 11 de agosto, ter sido enviado por um servidor temporário, em que o utilizador não precisa de se registar e cujos e-mails desaparecem ao fim de algumas horas.

De acordo com o mesmo jornal, as autoridades admitem uma eventual ligação entre as ameaças e a concentração neonazi que aconteceu dias antes do e-mail ter sido enviado em frente à sede do SOS Racismo, em Lisboa.

Em causa está um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território nacional”.

Entre os visados estão as deputadas Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua (do Bloco de Esquerda) e Joacine Katar Moreira (deputada não inscrita), Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, Danilo Moreira, sindicalista, Jonathan Costa e Rita Osório, da frente unitária anti-fascista, Vasco Santos, do Movimento Alternativa Socialista, Melissa Rodrigues, do Núcleo Anti-racista do Porto.

O mesmo e-mail deixa também ameaças aos familiares de cada um dos visados. “Sendo o prazo ultrapassado, medidas serão tomadas contra estes dirigentes e os seus familiares, de forma a garantir a segurança do povo português”.

Expresso revela e-mail na íntegra

“Informe da Nova Ordem de Avis – Resistência Nacional:

– Beatriz Gomes
– Danilo Moreira
– Joacine Katar Moreira
– Mamadou Ba
– Jonathan Costa
– Rita Osório
– Vasco Santos
– Luís Lisboa
– Melissa Rodrigues
– Mariana Mortágua

Informamos que foi atribuído um prazo de 48 horas para os dirigentes antifascistas e anti-racistas incluídos nesta lista, para rescindirem das suas funções políticas e deixarem o território português.

Sendo o prazo ultrapassado, medidas serão tomadas contra estes dirigentes e os seus familiares, de forma a garantir a segurança do povo português. O mês de Agosto será mês da luta contra os traidores da nação e seus apoiantes. O mês de Agosto será o mês do reerguer nacionalista.

NOA-RN”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.