/

PSD chama ministra da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento

2

O PSD vai chamar as ministras da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento, para Ana Mendes Godinho explicar a situação num lar de Reguengos de Monsaraz, e Marta Temido falar sobre o plano de combate à covid-19.

Em comunicado divulgado este sábado, o PSD anuncia que vai chamar a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, com caráter de urgência, à Assembleia da República, “para explicar o sucedido no Lar de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora) que levou à morte de 18 idosos, por alegada falta de cuidados médicos adequados”.

Na sequência do requerimento do PSD, que será entregue na segunda-feira, está também, segundo a nota, “a entrevista da ministra publicada este sábado, onde a governante desvaloriza a situação dos lares e a sua fiscalização”, no âmbito da pandemia de covid-19.

“Por considerar que a ministra se está a demitir das suas funções, o PSD irá chamar também ao Parlamento a ministra da Saúde, para saber qual o plano do Governo para prevenir e combater, de forma articulada, os focos de contágio relacionados com a covid-19”, refere o comunicado.

Na entrevista, publicada no semanário Expresso, a ministra da Segurança Social admitiu que faltam funcionários nos lares, lembrando que há um programa para colmatar essa falha, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 “não é demasiado grande em termos de proporção”.

Ana Mendes Godinho defendeu que não faz sentido falar de casos concretos de surtos de covid-19 em lares e sobre a situação ocorrida em Reguengos de Monsaraz disse que está a decorrer um inquérito por parte do Ministério Público e que é preciso esperar pelas conclusões.

Sobre o relatório que a Ordem dos Médicos lhe enviou e no qual são denunciadas situações de abandono terapêutico dos utentes do lar, a ministra defendeu que essa é “uma valência da Saúde”, escusando-se a comentar. Para Ana Mendes Godinho, o seu papel à frente do Ministério deve ser o de apoiar e não o de procurar culpados.

A responsável sublinhou ainda a evolução positiva da pandemia nos lares: “Tivemos 365 surtos [em abril] e temos 69 agora. Claramente, temos menos incidência. Temos 3% do total dos lares e temos 0,5% das pessoas internadas em lares que estão afetadas pela doença! A dimensão dos surtos não é demasiado grande em termos de proporção. Mas, claro, isto não significa que não devamos estar preocupados”.

O deputado do PSD Ricardo Batista Leite, recorreu ao Twitter para mostrar a sua indignação. “Desvaloriza o problema, diz que não leu o relatório da auditoria (devastadora) sobre as mortes no lar de Reguengos de Monsaraz e afirma que não é nada com o seu Ministério”, escreveu. “Os mais velhos não podem ser vítimas dos jogos e irresponsabilidade do Governo“.

Também o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, criticou a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos lares, pedindo ainda a demissão da governante.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Estes políticos todos eles não se aproveita um até metem nojo, então não é os donos dos lares que pertence zelar e cumprir os conselhos que lhes são dados pelos organismos competentes a DGS? Ou os donos dos lares é só para receber o dinheiro e as despesas dos lares é para serem pagas por nós contribuintes?

  2. Senhor Rui Rio para se ser sério e honesto não basta parecer é preciso ser sério e honesto, na oposição são todos muito sérios e honestos nos governos não os ouço nem ouvi a pedirem a demissão nestes casos pelo contrário nunca deixaram os seus ministros irem ao parlamento esclarecer fosse o que fosse, agora na oposição são todos uns virgens, onde estavam os deputados do PPD e do CDS quando destes casos? Quando a Cristas estava de férias e a Maria Luísa Albuquerque lhe pediu para assinar com urgência sem conhecer o dôssier da resolução do Banco de Portugal sobre o BES em que a Cristas aprovou a resolução do BES sem o ler Lista Vip em 15-04-2013 PPD/CDS recusaram ouvir os directores da Autoridade Tributária e Aduaneira 15-04-2013 Swaps PPD e CDS chumbaram o regresso da ministra das Finanças ao Parlamento era ministra Maria Luísa Albuquerque 15-04-2020 PPD/CDS votou contra o Presidente da Republica Cavaco Silva responder por escrito a questões sobre o BES 04-03-2015 PPD/CDS chumba questionário parlamentar a Passos Coelho. Comem todos da mesma gamela sejam de que partido for, nós cidadãos só temos direito a saber o que os políticos querem que saibamos vão todos para a P.Q.P.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.