/

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

José Coelho / Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que “visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno”. Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o uso de máscara de proteção individual em espaços públicos abertos.

Liderada por Miguel Guimarães, a Ordem dos Médicos recomenda que se aproveite as temperaturas mais elevadas, o aumento da radiação UV, a dispersão populacional e o encerramento das escolas durante o verão para “maximizar a eliminação da atividade viral”.

É sugerida também a “realização precoce do teste de diagnóstico nos contactos de alto risco de casos confirmados”.

Uma das principais novidades do documento divulgado é a proposta de utilização de máscara em espaços públicos abertos, algo que atualmente apenas acontece em espaços fechados.

“Elaborar legislação específica e de normas de saúde pública para a realização de eventos de massas com critérios uniformes e coerentes e, no âmbito da pandemia de SARS-CoV-2, de acordo com a avaliação do risco e o nível de atividade epidémica”, lê-se no documento.

A Ordem dos Médicos recomenda ainda que se facilite o “licenciamento, comercialização e aquisição de novos testes de diagnóstico para o SARS-CoV-2 e o vírus influenza“.

Por fim, sugere-se “antecipar a vacinação contra a gripe e a possibilidade de prescrição em receita com validade até ao final do ano”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.