Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

Mohamed Hossam / EPA

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Público, dados avançados pela BBC – enviados por uma fonte anónima – revelam que, até final de julho, o Governo iraniano sabia de 42 mil mortes por covid-19, mas só anunciou 14.405. As infeções são de 451.024, em oposição às 278.827 reveladas.

Os dados enviados à emissora britânica incluem internamentos diários nos hospitais do Irão, com nomes, idade, género, sintomas e duração. Embora não tenha conseguido verificar a origem da lista, a BBC confirmou que muitos detalhes coincidem com a informação que já tinha.

A BBC considera que, apesar de terem um registo de todas as mortes, as autoridades relataram números significativamente mais baixos, sugerindo que os dados “foram deliberadamente suprimidos”.

O início do surto no Irão coincidiu com o aniversário da Revolução Islâmica de 1979 e com as eleições legislativas. “O Governo tinha medo que os pobres e os desempregados saíssem às ruas”, afirmou à BBC Nouroldin Pirmoazzen, ex-deputado que também trabalhou no Ministério da Saúde iraniano.

 

 

 

O primeiro caso oficial de covid-19 foi anunciado a 19 de fevereiro. A lista a que a emissora britânica teve acesso indica que a primeira morte ocorreu a 22 de janeiro. Nos 28 dias entre essa primeira morte e o anúncio oficial do primeiro caso, morreram 52 pessoas. A mesma lista revela que Teerão foi a cidade mais afetada, com 8120 mortes por covid-19, tendo sido registadas 1916 mortes de estrangeiros no país.

No domingo, segundo as autoridades, o Irão registou mais 2685 casos e 208 mortes.  No total, os dados oficiais apontam para 309 mil casos e mais de 17 mil mortos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.