Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

Mohamed Hossam / EPA

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Público, dados avançados pela BBC – enviados por uma fonte anónima – revelam que, até final de julho, o Governo iraniano sabia de 42 mil mortes por covid-19, mas só anunciou 14.405. As infeções são de 451.024, em oposição às 278.827 reveladas.

Os dados enviados à emissora britânica incluem internamentos diários nos hospitais do Irão, com nomes, idade, género, sintomas e duração. Embora não tenha conseguido verificar a origem da lista, a BBC confirmou que muitos detalhes coincidem com a informação que já tinha.

A BBC considera que, apesar de terem um registo de todas as mortes, as autoridades relataram números significativamente mais baixos, sugerindo que os dados “foram deliberadamente suprimidos”.

O início do surto no Irão coincidiu com o aniversário da Revolução Islâmica de 1979 e com as eleições legislativas. “O Governo tinha medo que os pobres e os desempregados saíssem às ruas”, afirmou à BBC Nouroldin Pirmoazzen, ex-deputado que também trabalhou no Ministério da Saúde iraniano.

 

 

 

O primeiro caso oficial de covid-19 foi anunciado a 19 de fevereiro. A lista a que a emissora britânica teve acesso indica que a primeira morte ocorreu a 22 de janeiro. Nos 28 dias entre essa primeira morte e o anúncio oficial do primeiro caso, morreram 52 pessoas. A mesma lista revela que Teerão foi a cidade mais afetada, com 8120 mortes por covid-19, tendo sido registadas 1916 mortes de estrangeiros no país.

No domingo, segundo as autoridades, o Irão registou mais 2685 casos e 208 mortes.  No total, os dados oficiais apontam para 309 mil casos e mais de 17 mil mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ao longo da última década, a "cratera feliz" de Marte mudou (e cresceu)

Marte parece ter motivos para sorrir. A "cratera feliz" (Happy Face), perto do pólo sul do Planeta Vermelho, ficou visivelmente maior na última década. A "cratera feliz" nasceu após um impacto de um meteorito na superfície …

Astrónomos detetam o quasar mais distante e antigo do Universo

Uma equipa de astrónomos conseguiu detetar o mais distante e antigo quasar do Universo. Chama-se J0313-1806 e localiza-se a mais de 13 mil milhões de anos-luz da Terra. Os quasares são objetos energéticos e muito brilhantes. …

Harry Potter. HBO Max trabalha em possível série de televisão

A saga Harry Potter pode estar a caminho da televisão. Segundo o The Hollywood Reporter (THR), o projeto ainda está em fase inicial, mas os diretores executivos da HBO Max já estão em reuniões com …

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …