Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

Mohamed Hossam / EPA

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Público, dados avançados pela BBC – enviados por uma fonte anónima – revelam que, até final de julho, o Governo iraniano sabia de 42 mil mortes por covid-19, mas só anunciou 14.405. As infeções são de 451.024, em oposição às 278.827 reveladas.

Os dados enviados à emissora britânica incluem internamentos diários nos hospitais do Irão, com nomes, idade, género, sintomas e duração. Embora não tenha conseguido verificar a origem da lista, a BBC confirmou que muitos detalhes coincidem com a informação que já tinha.

A BBC considera que, apesar de terem um registo de todas as mortes, as autoridades relataram números significativamente mais baixos, sugerindo que os dados “foram deliberadamente suprimidos”.

O início do surto no Irão coincidiu com o aniversário da Revolução Islâmica de 1979 e com as eleições legislativas. “O Governo tinha medo que os pobres e os desempregados saíssem às ruas”, afirmou à BBC Nouroldin Pirmoazzen, ex-deputado que também trabalhou no Ministério da Saúde iraniano.

 

 

 

O primeiro caso oficial de covid-19 foi anunciado a 19 de fevereiro. A lista a que a emissora britânica teve acesso indica que a primeira morte ocorreu a 22 de janeiro. Nos 28 dias entre essa primeira morte e o anúncio oficial do primeiro caso, morreram 52 pessoas. A mesma lista revela que Teerão foi a cidade mais afetada, com 8120 mortes por covid-19, tendo sido registadas 1916 mortes de estrangeiros no país.

No domingo, segundo as autoridades, o Irão registou mais 2685 casos e 208 mortes.  No total, os dados oficiais apontam para 309 mil casos e mais de 17 mil mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …