O ex-presidente da Câmara do Funchal e deputado foi eleito, este sábado, décimo presidente do PS/Madeira, em eleições internas na qual foi o único candidato.
Paulo Cafôfo sucede a Emanuel Câmara, presidente do município do Porto Moniz, no norte da ilha da Madeira, tendo obtido 1431 votos dos 1472 militantes que participaram neste ato eleitoral de um universo de 2000 em condições de votar.
“É com muita honra e responsabilidade que sou presidente do Partido Socialista da Madeira”, declarou o novo líder da estrutura regional do partido, preconizando uma “mudança na região”.
O novo líder socialista insular afirmou que esta mudança começa “a partir de hoje, porque começou para o PS o ciclo das eleições autárquicas”, nas quais o PS pretende ser o maior partido autárquico, com grandes resultados já no próximo ano, com grandes vitórias nos municípios da região”.
Paulo Cafôfo já apresentou publicamente a sua moção global de estratégia para o partido, com o tema “Avançar a Madeira pelas pessoas!, um projeto já entregue na Comissão Organizadora do XIX Congresso Regional do PS, agendado para os dias 19 e 20 de setembro, no Funchal.
O professor de História, de 49 anos, surgiu na vida política da Madeira encabeçando, como independente, a coligação “Mudança”, que congregou seis partidos (PS, BE, PND, MPT, PTP e PAN) nas eleições autárquicas realizadas em 2013 e derrotou, pela primeira vez, o PSD na Câmara Municipal do Funchal. Até esse ano, o PSD sempre havia presidido ao principal município da Madeira com maioria.
Quatro anos depois foi reeleito, liderando a coligação “Confiança” (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!). A 1 de junho de 2019, renunciou ao mandato para ser o candidato do PS à presidência do Governo Regional da Madeira, indicado pelo atual presidente do partido, Emanuel Câmara, e teve como principal adversário o social-democrata Miguel Albuquerque, atual chefe do Executivo insular que então se recandidatava.
ZAP // Lusa