Os cientistas chamam a este fenómeno da natureza, ocorrido, na semana passada, no Arizona, Estados Unidos, uma enchente relâmpago.
No passado dia 15 de julho, o condado de Pima, no estado norte-americano do Arizona, foi surpreendido por uma ‘avalanche preta’ a rasgar a paisagem local. As autoridades conseguiram filmar o momento, entretanto partilhado no Twitter.
De acordo com o site All That’s Interesting, apesar de parecer uma situação bizarra, trata-se, na verdade, de um fenómeno da natureza bastante comum a que os cientistas chamam enchente relâmpago.
Isto pode ocorrer depois de uma chuva forte ou moderada durante vários dias, que leva o solo a condições próximas à saturação. Incêndios florestais também favorecem estas enchentes.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o solo queimado após um incêndio perde a capacidade de absorver água, mesmo quando se trata de níveis baixos. Em vez disso, a água da chuva acumula-se e mistura-se com materiais terrosos, como as cinzas do fogo, lama e vegetação.
Segundo as autoridades locais deste condado, esta ‘avalanche negra’ foi o resultado de cinco horas de chuva que se foi acumulando no topo da bacia hidrográfica de Cañada, juntamente com um incêndio em Bighorn que deflagrava há vários dias.