/

Aldeia mais pequena de Itália celebra a chegada de Denis, o primeiro bebé em oito anos

1

Trattoria DEI Cacciatori / Facebook

Denis é o primeiro bebé nascido em oito anos na comuna italiana de Morterone

Os moradores de Morterone, a aldeia mais pequena de Itália, estão a celebrar a chegada de um novo habitante: Denis, o primeiro bebé nascido em oito anos.

De acordo com o jornal The Guardian, com o nascimento de Denis, no último domingo, a população de Morterone, uma comunidade montanhosa na Lombardia, em Itália, passou a ser composta por 29 pessoas.

“É, realmente, uma celebração para toda a comunidade”, disse Antonella Invernizzi, presidente da Câmara de Morterone ao jornal italiano Corriere della Sera.

Os pais de Denis, Matteo e Sara, seguiram a tradição italiana de anunciar o nascimento de um bebé ao colocar uma fita – azul quando é um menino e rosa quando é uma menina – na porta da sua casa. Segundo o jornal britânico, é a primeira vez que uma fita deste tipo é vista na aldeia desde 2012, quando nasceu uma menina.

Denis nasceu no hospital Alessandro Manzoni, em Lecco, com 2,6 quilos. Em declarações ao diário italiano, a progenitora abordou o facto de ter estado grávida durante a pandemia de covid-19, que afetou severamente a região da Lombardia, mas ‘poupou’ Morterone.

“Não foi fácil estar grávida durante a pandemia. Não podia sair de casa, nem ver as pessoas que me são mais chegadas”, contou a italiana, acrescentando que vai fazer uma festa assim que sair do hospital.

“Vamos receber toda a gente de braços abertos. É emocionante saber que o meu pequeno vai estar entre os habitantes de Morterone e que contribui para aumentar, mesmo que seja apenas ligeiramente, a população.”

Segundo o The Guardian, a chegada de Denis aconteceu semanas depois de os dados mostrarem que a taxa de natalidade em Itália, que já estava em declínio, atingiu um nível recorde em 2019: nasceram 420.170 bebés, o número mais baixo desde o início dos registos em 1861.

Morterone é classificado como o menor município do país devido ao tamanho da sua população, que tinha diminuído, recentemente, para 28, depois da morte do pai da autarca.

“Agora, voltamos aos 29. Não há outras gravidezes à vista, pelo menos que eu saiba… mas certamente um recém-nascido é sempre uma alegria para todos nós”, afirmou Invernizzi.

ZAP //

1 Comment

  1. Notícia de última hora

    Zezé Camarinha confirma negociações com vista a assinar por Morterone para os próximos cinco anos.

    Segundo declarações do cacique lá do sítio, esta aposta permitiria a resolução completa do problema.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.