/

O parto de um rinoceronte (e tudo o que desconhecíamos até então)

Quando nasce uma cria de rinoceronte? Quanto tempo demora o parto? O nascimento acontece naturalmente? Estas perguntas são muito difíceis de responder, uma vez que o conhecimento básico do ciclo de reprodução de todas as espécies de rinocerontes, especialmente a fase final, é escasso.

Uma equipa de cientistas do Leibniz Institute for Zoo and Wildlife Research (Leibniz-IZW), juntamente com veterinários de um jardim zoológico, acompanharam de perto 19 rinocerontes-brancos, grávidas, e registaram cronogramas para o desenvolvimento pré-parto, produção de leite, níveis hormonais, duração da gestação e documentaram o início parto, diferentes fases do trabalho de parto e posição fetal na altura do nascimento.

Esta documentação dos dados melhora significativamente a base de conhecimento sobre os nascimentos de rinocerontes e vai ajudar a reduzir o número de natimortos ou problemas perinatais em jardins zoológicos. Os resultados foram publicados na Theriogenology.

Segundo o Phys, o ciclo de reprodução em rinocerontes abrange 4 a 6 semanas de ciclo estral (cio), cerca de 16 meses de gestação e até 6 meses de lactação, totalizando um total de 1,5 a 2,5 anos – um dos ciclos de reprodução mais longos em mamíferos terrestres.

A equipa analisou minuciosamente o parto destes animais. Antes do nascimento, os cientistas registaram cronogramas para o desenvolvimento do mamilo, inchaço genital, produção de leite, distúrbios comportamentais, diminuição da progesterona que controla a gravidez e duração da gestação nos 19 rinocerontes.

O parto de uma cria de rinoceronte-branco após 16 meses e três semanas de gestação demorou, em média, sete horas e 38 minutos. “A maior parte do trabalho do rinoceronte é muito subtil, mas a última parte do nascimento, a expulsão do bezerro, acontece, em média, em menos de 25 minutos”, disse o professor Robert Hermes.

Em cerca de 84% dos nascimentos registados, nos quais as crias nasceram de cabeça, a expulsão demorou menos de 10 minutos. Quando a cria nasceu de patas traseiras, a expulsão final demorou 45 minutos.

Segundo os cientistas, demorou cerca de 1 hora até a cria se levantar e cerca de 3,5 horas até sugar o leite pela primeira vez. Exceções a esta norma podem indicar complicações no nascimento que precisam de intervenção obstétrica.

Prever o nascimento e o progresso do parto é fundamental para o reconhecimento de problemas perinatais. “Os resultados da nossa investigação ajudarão os cuidadores das populações de rinocerontes a prever e a melhorar o parto, reduzindo as atuais altas taxas de natimortos e mortes perinatais”, rematou Hermes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.