O parto de um rinoceronte (e tudo o que desconhecíamos até então)

Quando nasce uma cria de rinoceronte? Quanto tempo demora o parto? O nascimento acontece naturalmente? Estas perguntas são muito difíceis de responder, uma vez que o conhecimento básico do ciclo de reprodução de todas as espécies de rinocerontes, especialmente a fase final, é escasso.

Uma equipa de cientistas do Leibniz Institute for Zoo and Wildlife Research (Leibniz-IZW), juntamente com veterinários de um jardim zoológico, acompanharam de perto 19 rinocerontes-brancos, grávidas, e registaram cronogramas para o desenvolvimento pré-parto, produção de leite, níveis hormonais, duração da gestação e documentaram o início parto, diferentes fases do trabalho de parto e posição fetal na altura do nascimento.

Esta documentação dos dados melhora significativamente a base de conhecimento sobre os nascimentos de rinocerontes e vai ajudar a reduzir o número de natimortos ou problemas perinatais em jardins zoológicos. Os resultados foram publicados na Theriogenology.

Segundo o Phys, o ciclo de reprodução em rinocerontes abrange 4 a 6 semanas de ciclo estral (cio), cerca de 16 meses de gestação e até 6 meses de lactação, totalizando um total de 1,5 a 2,5 anos – um dos ciclos de reprodução mais longos em mamíferos terrestres.

A equipa analisou minuciosamente o parto destes animais. Antes do nascimento, os cientistas registaram cronogramas para o desenvolvimento do mamilo, inchaço genital, produção de leite, distúrbios comportamentais, diminuição da progesterona que controla a gravidez e duração da gestação nos 19 rinocerontes.

O parto de uma cria de rinoceronte-branco após 16 meses e três semanas de gestação demorou, em média, sete horas e 38 minutos. “A maior parte do trabalho do rinoceronte é muito subtil, mas a última parte do nascimento, a expulsão do bezerro, acontece, em média, em menos de 25 minutos”, disse o professor Robert Hermes.

Em cerca de 84% dos nascimentos registados, nos quais as crias nasceram de cabeça, a expulsão demorou menos de 10 minutos. Quando a cria nasceu de patas traseiras, a expulsão final demorou 45 minutos.

Segundo os cientistas, demorou cerca de 1 hora até a cria se levantar e cerca de 3,5 horas até sugar o leite pela primeira vez. Exceções a esta norma podem indicar complicações no nascimento que precisam de intervenção obstétrica.

Prever o nascimento e o progresso do parto é fundamental para o reconhecimento de problemas perinatais. “Os resultados da nossa investigação ajudarão os cuidadores das populações de rinocerontes a prever e a melhorar o parto, reduzindo as atuais altas taxas de natimortos e mortes perinatais”, rematou Hermes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …