Trump rejeita indignação contra a polícia e afirma que agentes matam mais pessoas brancas do que negras

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, rejeitou a indignação com os assassinatos da polícia, afirmando na terça-feira que os agentes da autoridade matam “mais brancos” do que negros.

“Também são os brancos!”, respondeu Trump quando questionado numa entrevista à CBS News sobre o elevado número de afro-americanos mortos pela polícia. “O mesmo acontece com os brancos! Que pergunta terrível para fazer”, disse, citado pela NPR. O Presidente sublinhou que são mortas pela polícia “mais pessoas brancas” do que pessoas negras.

Contudo, embora mais pessoas brancas possam ser mortas pela polícia anualmente, a taxa de negros norte-americanos mortos é muito maior.

De acordo com dados de tiroteios policiais contabilizados desde 2015, divulgados pelo Washington Post, 1.301 negros e 2.495 brancos foram mortos pela polícia nos últimos cinco anos e meio. No entanto, a taxa de afro-americanos mortos – que compõem uma parcela muito menor da população -, é duas vezes maior do que a dos brancos.

Uma pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, publicada em junho, revelou que dois terços dos norte-americanos acreditam que Trump aumentou as tensões após o assassinato de George Floyd por um agente da polícia de Minneapolis.

A pesquisa foi realizada depois que a polícia removeu violentamente manifestantes pacíficos que se encontravam perto da Casa Branca para que Trump pudesse ser fotografado com uma Bíblia fora de uma igreja parcialmente queimada.

Outra pesquisa, realizada pela ABC News e pela Ipsos, divulgada na sexta-feira, mostrou que dois terços dos norte-americanos desaprovavam a maneira como Trump está a lidar com as questões raciais. A maioria também desaprova o trabalho que o Presidente tem feito no combate à pandemia de coronavírus.

Noutra pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, de junho, constatou-se que 58% dos norte-americanos desaprovam o trabalho de Trump no geral.

Esse é um nível de desaprovação que certamente teve um efeito sobre a sua posição política contra o democrata Joe Biden. O RealClearPolitics informou que, numa média das pesquisas, Biden está à frente de Trump em 9 pontos percentuais. Isso tem levado Trump a pedir mais debates e a atacar a capacidade mental e o histórico do adversário.

“Ele [Biden] nunca fez nada, exceto tomar decisões muito ruins”, disse na terça-feira o Presidente na Casa Branca.

Noutras partes da entrevista com a CBS, Trump indicou ainda que Los Angeles cometeu um “erro” ao decidir retomar as aulas no outono via ensino à distância, ao invés de reabrir as salas de aula. “Uma decisão como essa é política”, apontou, acusando os democratas de o quererem prejudicar nas eleições de novembro, mantendo as escolas fechadas.

Na segunda-feira, a Califórnia ordenou o encerramento de bares, restaurantes e cinemas, devido ao aumento de casos de coronavírus. Quanto à política, desde 1988 nenhum republicano vence a Califórnia. Em 2016, venceu a democrata Hillary Clinton.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.