Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas.
A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a Sociedade de Conservação de Animais Selvagens (WCS), conta a emissora britânica BBC, que detalha que as imagens foram captadas no início do ano através de câmaras escondidas nas montanhas de Mbe, no sul da Nigéria.
De acordo com a revista Sábado, foram fotografados sete espécime entre as quais algumas crias, que dão esperança a esta espécie em risco de extinção.
Estes animais procuraram lugares mais remotos para viver devido à caça furtiva e, por isso, estas fotografias são extremamente raras. A SIC Notícias escreve mesmo que as imagens agora divulgadas são as primeiras em anos.
Segundo a organização Fundo Mundial para a Natureza (WWF), estes são os gorilas mais raros do mundo: existem apenas entre 250 e 300 no mundo, todos concentrados nas montanhas da Nigéria e dos Camarões
Ao jornal The Guardian, a WCS afirma que as fotografias das crias de gorila são um sinal muito encorajador para esta espécie tão ameaçada.
“É extremamente entusiasmante ver tantos jovens gorilas do rio Cross – uma indicação encorajadora de que estes gorilas estão agora bem protegidos e a reproduzirem-se com sucesso, depois de décadas de caça”, disse o diretor da WSC, Inaoyom Imong.