/

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações climáticas.

De acordo com a agência noticiosa francesa, a informação foi avançada no passado domingo pelas autoridades locais indianas que alertam para as condições climáticas mais severas que o país tem sentido à boleia das mudanças climáticas.

Desde o final de março, cerca de 215 pessoas, entre agricultores, trabalhadores rurais e criadores de gado, morreram vítimas de relâmpagos no estado mais pobre do país.

“Fui informado por especialistas em clima, cientistas e autoridades de que o aumento da temperatura devido às mudanças climáticas é a principal causa por detrás do número crescente de raios”, disse à agência noticiosa francesa o ministro da Administração de Desastres do estado de Bihar, Lakshmeshwar Rai.

Durante as moções anuais da Índia, que ocorrem entre junho e setembro, os relâmpagos são muito comuns. No entanto, as autoridades mostram-se preocupadas, frisando que o número de mortes associadas a relâmpagos este ano em Bihar já superou o número de óbitos que normalmente é registado anualmente.

As autoridades temem que o número possa ainda aumentar significativamente, uma vez que a época de moções começou há pouco. No ano passado, por exemplo, morreram 170 pessoas durante o período das moções.

Em declarações à AFP, o agrometeorologista de Bihar, Abdus Sattar, explicou que os raios e trovões sentidos na região foram causados ​​por instabilidade em larga escala na atmosfera, alimentada pelo aumento da temperatura e humidade excessiva.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.