/

Bolsonaro revela que tem sintomas da covid-19 e faz novo teste

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Presidente brasileiro afirmou esta segunda-feira que tem sintomas da covid-19, como febre, tendo-se submetido a um novo exame para eventual deteção da doença e cancelado compromissos devido às suspeitas de infeção.

A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado, Jair Bolsonaro, em declarações a apoiantes, em Brasília, capital do país, tendo acrescentado que efetuou ainda uma radiografia ao pulmão, mas que “está tudo bem”.

Jair Bolsonaro apresentou febre de 38ºC, tendo sido atendido no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez o teste à covid-19 e o exame ao pulmão, segundo relata a a imprensa local. A CNN Brasil detalha ainda que o Presidente brasileiro registou 96% de 6% de taxa de oxigenação no sangue.

De acordo com o semanário Expresso, o resultado do novo teste de despiste à covid-19 deve ser conhecido por volta das 16h de Lisboa, meio-dia em Brasília.

O mesmo jornal recorda que esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz o teste à covid-19. Terá feito pelo menos três exames, usando os pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade

“Disse ao médico: ‘coloque um nome de fantasia porque (…) alguém pode fazer alguma coisa esquisita’. Em todo o exame que eu faço tem um código”, disse.

Quanto à doença, Jair Bolsonaro já a rotulou como “gripezinha” e “histeria”. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria de me preocupar”, disse em meados de março, acrescentando que em caso de infeção “nada sentiria ou seria, quanto muito, uma gripezinha ou um resfriado”.

O Brasil totaliza esta segunda-feira 65.487 vítimas mortais e 1.623.284 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, informou o Governo brasileiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 535 mil mortos e infetou mais de 11,52 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.