/

Carlos Lehder, cúmplice de Pablo Escobar, sai da prisão e começa nova vida na Alemanha

Carlos Lehder, o homem que montou o notório cartel de drogas de Medellín ao lado de Pablo Escobar, chegou à Alemanha para começar uma nova vida após ter sido libertado de uma prisão nos Estados Unidos.

Carlos Lehder, cidadão colombiano-alemão de 70 anos, ficou conhecido por criar uma base para o contrabando de drogas numa ilha particular nas Bahamas. Lehder estabeleceu um ponto de trânsito para aeronaves carregadas de drogas na ilha de Norman’s Cay, a 340 quilómetros da costa da Flórida, com a ajuda de autoridades locais corruptas.

Capturado na Colômbia em 1987, supostamente após uma denúncia de Escobar, Lehder foi extraditado para os Estados Unidos e condenado à prisão perpétua mais 135 anos.

No entanto,, a pena foi reduzida quando Lehder concordou em cooperar com as autoridades norte-americanas. O criminoso testemunhou contra o ex-líder do Panamá Manuel Noriega, que tinha laços estreitos ao cartel de Medellín e permitiu que enviasse cocaína através do país. Devido a esta cooperação, Lehder foi colocado num programa de proteção a testemunhas na Flórida.

Lehder recebeu a cidadania alemã através do seu pai, imigrante na Colômbia. O criminoso nunca esteve na Alemanha e não enfrentará nenhuma ação legal das autoridades do país, uma vez que já cumpriu a sua sentença de prisão nos Estados Unidos.

O advogado de Lehder, Oscar Arroyave, disse, em declarações à Associated Press, que o seu cliente não tinha interesse em regressar à Colômbia e as autoridades alemãs prestaram assistência para permitir que se mudasse para Berlim.

A filha de Lehder, Mónica, disse à revista colombiana Semana, citada pela emissora britância BBC, que o criminoso tinha sido diagnosticado com cancro e seria atendido por uma instituição de caridade alemã, uma vez que não tinha parentes no país.

Segundo a sua filha, Lehder chegou num voo regular de passageiros de Nova Iorque para Frankfurt. “Faz 17 anos desde a última vez que o vi. Estou relaxada e em paz ao saber que está bem, apesar da sua doença”, disse Mónica.

Segundo o jornal alemão Spiegel, Lehder foi escoltado por duas autoridades americanas e entregue a autoridades alemãs.

Acredita-se que o cartel de Medellín tenha fornecido cerca de 80% da cocaína contrabandeada para os Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980.

Pablo Escobar foi morto num tiroteio com a polícia em Medellín em 1993, enquanto tentava evitar a extradição para os Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.