/

Governo desaconselha férias fora da Europa. Turistas estrangeiros só regressam em agosto

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sugeriu na quarta-feira que os portugueses privilegiem as férias em território nacional e desaconselhou as viagens para fora do espaço europeu e para destinos exóticos e sem ligações frequentes a Portugal.

“Desaconselham-se viagens para destinos fora do espaço europeu, sobretudo para outros destinos sem ligações fáceis e frequentes a Portugal, e muito em especial deslocações para destinos exóticos e/ou viagens não organizadas, sugerindo-se a preferência por férias em território nacional”, lê-se num comunicado divulgado pelo MNE, citado pela agência Lusa, em que dá conta da disponibilização, no Portal das Comunidades, de dois folhetos sobre viagens ao estrangeiros e deslocações para Portugal.

“O folheto com recomendações sobre viagens indispensáveis ao estrangeiro nos próximos meses, destinado aos portugueses que pretendam viajar ao estrangeiro por razões profissionais ou em outras viagens que considerem essenciais informa sobre os cuidados necessários na preparação da viagem, o que o viajante deve saber para a efetuar, que constrangimentos pode encontrar e como superá-los, que apoios pode obter junto da rede consular e o que não constitui obrigação do Estado”, acrescenta a nota.

Para além deste folheto, disponível no Portal das Comunidades, o executivo disponibilizou também um conjunto de informações para os emigrantes que pretendem passar as férias de verão em Portugal.

“No documento podem ser encontradas informações sobre as medidas adotadas no nosso país, deslocações por via terrestre e aérea, situação de quem acompanhar cidadãos nacionais a Portugal caso não tenha a nacionalidade portuguesa ou não seja residente em território nacional, eventuais constrangimentos ou as novas regras de acesso a locais públicos”, aponta-se no texto.

Turistas estrangeiros só em agosto

Os turistas estrangeiros só deverão regressar a Portugal em agosto, indica um levantamento feito pelo Turismo de Portugal, referido esta quinta-feira pelo Jornal de Negócios. Esta conclusão deriva de uma análise da associação às reservas de passagens aéreas para os próximos meses.

Entre os 15 países para os quais foram recolhidos dados, regista-se em junho uma quebra das reservas de passagens aéreas para Portugal superior a 90% em quase todos, à exceção dos Países Baixos, onde se regista uma quebra de 83%.

Para julho, na maioria dos principais mercados de Portugal, a quebra das reservas é superior a 80%, mantendo-se próxima dos 90% em vários países.

Em agosto há uma recuperação. Na Alemanha, a quebra no número de reservas de voos para Portugal nesse mês é de 45,4%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nos Países Baixos e na Bélgica as quedas ficam nos 50%, enquanto em França e na Suíça nos 60%.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência AFP. Em Portugal, morreram 1.522 pessoas das 37.336 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.