75% dos hotéis em Portugal reabrem em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura.

Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), citado pelo semanário Expresso, cerca de 75% dos hotéis vão voltar a abrir em junho e em julho, com muitos a terem em vista a próxima semana, que inclui dois feriados.

“A expectativa dos feriados está a ser muito importante para a reabertura dos hotéis e já é sinal de uma descida de pessimismo no setor, mas os hotéis estão prudentes e realistas e não vão abrir com toda a capacidade instalada”, explica ao jornal a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, acrescentando que “70% a 80% vão funcionar com capacidade mais reduzida”.

A responsável declara que, este mês, já estarão abertos 72% dos hotéis, embora com um número reduzido de quartos. Porém, mais de metade prevê, a partir de julho e até ao final do ano, ter a capacidade total a funcionar.

“Há alguma expectativa de que o ano não seja tão negativo como se esperava para os hotéis, mas ainda assim a preverem-se quebras nas taxas de ocupação entre 50% e 80%”, antecipa.

“Há uns balões de oxigénio que se avistam para o país e, se tudo correr de feição, o último trimestre pode abrir o caminho a alguma recuperação. Mas vai ser um ano perdido para a hotelaria e só em 2021 poderemos ver uma retoma séria”.

Quanto a preços, 40% dos estabelecimentos admitem que poderão avançar com reduções nas tarifas, mas que não deverão ir além de 20%. “Em março houve um período de saldos, daqui para a frente a intenção não é a de baixar os preços”, indica Cristina Siza Vieira.

A maioria dos hotéis, cerca de quatro mil, já tem o selo Clean & Safe, o que, na opinião da presidente da AHP, “tem uma força brutal” para dar confiança aos turistas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.