/

Inteligência Artificial recria “verdadeiro” rosto de Napoleão Bonaparte

1

(dr) Bas Uterwijk

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte.

O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal artificial (IA) para recriar aquela que terá sido a “verdadeira” aparência do imperador Napoleão Bonaparte (1769-1821).

Uterwijk publicou o seu trabalho no Twitter, precisando que as roupas que parecem no retrato foram inspiradas num obra do pintor francês Jacques-Louis David datado de 1812.

“Criei o rosto de Napoleão Bonaparte com base em algumas pinturas com a sua imagem”, explicou Warwick, detalhando que recorreu ao software de IA Art Breeder.

“Através da Inteligência Artificial e do Deep Learning, este software [Artbreeder] é capaz de criar retratos quase realistas com base nos meus inputs, combinados com o que o sistema sabe sobre rostos humanos e o modo como a luz se comporta na fotografia”, precisou o artista, citado no site oficial da Fundação Napoleão.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. Incrível a foto que reproduziu a verdadeira face do meu tataravô. Sou de origem Corsa (ou corse) e, em Ajaccio, ainda moram muitos dois meus parentes. É extraordinária a simulação do retrato do meu tio-avô. Parabéns.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.