/

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19.

No início de março, os membros da Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos viajou desde a capital da Bolívia, La Paz, para a Alemanha, onde se instalou no Palácio Rheinsberg, a uma hora e meia de Berlim.

O grupo de músicos chegou à Alemanha no dia 10 de março para se preparar durante duas semanas para uma digressão na Europa. Porém, o confinamento decretado para conter a pandemia de covid-19 deixou-os presos no palácio. Dias depois, a Bolívia encerrou as fronteiras.

“O nosso autocarro avariou no caminho para cá. Em brincadeira, lembro-me de dizer que era um sinal de azar e que os nossos concertos iam ser cancelados. Mas nunca pensei que isto acontecesse”, disse um dos membros da orquestra, em declarações à emissora britânica BBC.

Os 27 membros da orquestra estão alojados num hostel dentro da propriedade do Palácio Rheinsberg. Para passar o tempo, o grupo tem ensaiado três horas de manhã e três horas à tarde e passeado.

A Alemanha já começou o período de desconfinamento, mas a Bolívia mantém as fronteiras fechadas a voos internacionais. A embaixada boliviana está a tentar repatriar os músicos no início de junho, mas as autoridades bolivianas não estão a facilitar.

“As pessoas lá pensam que estamos num conto de fadas. Já recebi centenas de mensagens a dizerem para parar de reclamar porque estou a viver como uma princesa num castelo alemão”, revelou uma das músicas da orquestra.

No Facebook, os músicos criticam resistência do seu próprio país em trazê-los para casa. “A Cancillería Bolivia não nos deu alternativas que nos permitam vislumbrar um regresso próximo. Felizmente, há instituições alemãs que nos estão a apoiar”.

Pese a la incertidumbre sobre nuestro retorno a Bolivia, seguimos ensayando y haciendo varias actividades para mantener…

Publicado por OEIN Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos em Terça-feira, 14 de abril de 2020

O Palácio Rheinsberg, com seis séculos de história, foi a casa de várias figuras da realeza e da aristocracia alemã, incluindo de Frederico II, monarca do século XVIII.

No palácio, há animais selvagens e histórias de fantasmas. “Costumamos dizer que o fantasma do rei nos segue. Normalmente não acredito nessas coisas, mas parece que há mesmo fantasmas no palácio”, disse um elemento da orquestra.

Apesar de tudo, os membros admitem que podiam estar numa situação pior. “Há lugares piores para ficar preso. Quando acordo, vejo o sol nascer sobre a floresta e o lago. Em casa, só ouço o som do trânsito”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.