A empresa norte-americana SpaceX, liderada por Elon Musk, lançou um simulador que permite assumir o controlo de uma nave espacial Crew Dragon e acoplá-la à Estação Espacial Internacional.
Esta simulação dá uma ideia de como seria controlar manualmente o processo de acoplamente da sua nave espacial Crew Dragon, a primeira nave espacial que a SpaceX criou.
Na verdade, a Crew Dragon acopla-se à Estação Espacial Internacional (EEI) de forma totalmente autónoma. No entanto, os astronautas podem assumir o controlo manual, caso seja necessário. Segundo uma nota da empresa norte-americana, este simulador fornece a “interface real” que os astronautas usariam nesse caso.
De acordo com o Tech Crunch, a interface do utilizador para o processo de acoplamento tem setas direcionais em ambos os lados, sendo possível controlar a orientação da cápsula, bem como a sua posição vertical e horizontal, e alternar entre fazer movimentos grandes ou mais pequenos em cada caso.
O feedback visual simples fornece uma ideia do que cada controlo faz, fornecendo uma forma relativamente fácil de descobrir o sistema de controlo por conta própria sem muita orientação.
Embora seja maioritariamente uma forma divertida de se distrair, é também uma observação em primeira mão da abordagem da SpaceX ao design de interface centrada no Homem quando se trata de controles da nave espacial, que é influenciado pela era moderna dos omnipresentes dispositivos com ecrã tátil.
O administrador da NASA, Jim Bridenstine, experimentou a simulação e disse que conseguiu à primeira tentativa.
O jogo estreou poucas semanas antes do lançamento previsto pela SpaceX da primeira missão tripulada Crew Dragon à Estação Espacial Internacional. A cápsula levará a bordo os astronautas Dough Hurley e Bob Behnken.