Simulador da SpaceX permite controlar a Crew Dragon (e acoplá-la à Estação Espacial Internacional)

A empresa norte-americana SpaceX, liderada por Elon Musk, lançou um simulador que permite assumir o controlo de uma nave espacial Crew Dragon e acoplá-la à Estação Espacial Internacional.

Esta simulação dá uma ideia de como seria controlar manualmente o processo de acoplamente da sua nave espacial Crew Dragon, a primeira nave espacial que a SpaceX criou.

Na verdade, a Crew Dragon acopla-se à Estação Espacial Internacional (EEI) de forma totalmente autónoma. No entanto, os astronautas podem assumir o controlo manual, caso seja necessário. Segundo uma nota da empresa norte-americana, este simulador fornece a “interface real” que os astronautas usariam nesse caso.

De acordo com o Tech Crunch, a interface do utilizador para o processo de acoplamento tem setas direcionais em ambos os lados, sendo possível controlar a orientação da cápsula, bem como a sua posição vertical e horizontal, e alternar entre fazer movimentos grandes ou mais pequenos em cada caso.

O feedback visual simples fornece uma ideia do que cada controlo faz, fornecendo uma forma relativamente fácil de descobrir o sistema de controlo por conta própria sem muita orientação.

Embora seja maioritariamente uma forma divertida de se distrair, é também uma observação em primeira mão da abordagem da SpaceX ao design de interface centrada no Homem quando se trata de controles da nave espacial, que é influenciado pela era moderna dos omnipresentes dispositivos com ecrã tátil.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, experimentou a simulação e disse que conseguiu à primeira tentativa.

O jogo estreou poucas semanas antes do lançamento previsto pela SpaceX da primeira missão tripulada Crew Dragon à Estação Espacial Internacional. A cápsula levará a bordo os astronautas Dough Hurley e Bob Behnken.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …

Arábia Saudita vai impor vacinação aos funcionários que queiram voltar ao local de trabalho

A Arábia Saudita quer alcançar a imunidade de grupo o quanto antes. Para aumentar os esforços de vacinação, foram abertos mais de 580 locais de vacinação no país. Além disso, os residentes já podem reservar …

Elon Musk revela que tem síndrome de Asperger

O empresário Elon Musk, de 49 anos, revelou este fim de semana, no Saturday Night Live (SNL), que tem síndrome de Asperger. Musk foi convidado para apresentar o Saturday Night Live - um papel cobiçado que …

Poeta birmanês terá morrido após ser torturado por militares. Aung San Suu Kyi comparece em tribunal

O poeta birmanês Khet Thi, conhecido pelo trabalho que incita à resistência contra a Junta Militar, morreu este fim de semana, enquanto estava detido. O seu corpo foi devolvido com os órgãos removidos. Segundo a esposa …

China injeta capitais para obter projeção mediática global, revela relatório

O Governo chinês tem tentado obter projeção mediática em órgãos de comunicação social de todo o mundo através da injeção de capitais, de acordo com um relatório da Federação Internacional de Jornalistas, que será divulgado …

Superliga. Juventus arrisca ser excluída da Serie A na próxima época

Se a Juventus continuar ainda a fazer parte da Superliga europeia no arranque da próxima temporada, não poderá competir na Serie A. A Juventus, clube no qual atua o português Cristiano Ronaldo, arrisca ser excluída do …

"Mataram Ihor Homeniuk", mas crime de homicídio cai. Inspetores do SEF condenados a 7 e 9 anos de prisão

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa condenou os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Luís Silva e Duarte Laja a nove anos de prisão e um terceiro elemento, Bruno Sousa, a sete …

Reino Unido desce nível de alerta. Governo espanhol apela à "responsabilidade"

No Reino Unido, quatro diretores gerais de Saúde defendem que o grau de alerta para a pandemia deve passar do nível 4 para o 3. Em Espanha, depois de as medidas restritivas terem sido aliviadas …