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Evitar dinheiro, embalagens no lixo e não tocar em nada. As regras para as encomendas em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia de covid-19, as autoridades de saúde privilegiam as encomendas para evitar descolações. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu algumas recomendações para que tudo seja feito em segurança.

Entre comida, compras de supermercado e outros objtos encomendados online, os cuidados na entrega têm de ser redobrados. De acordo com o Observador, a DGS emitiu um comunicado com algumas recomendações para o estafeta e o cliente.

Segundo a autoridade de saúde, citada pelo Notícias ao Minuto, o estafeta do serviço de entregas ao domicílio deverá “cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental”, bem como “assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos utilizados para o transporte de encomendas e superfícies de contacto frequente”.

Na recolha, o estafeta tem de manter a distância recomendada de dois metros em relação às outras pessoas e “evitar tocar em superfícies que possam estar contaminadas”.

Na entrega, deverá “lavar ou desinfetar as mãos depois do pagamento com dinheiro ou por terminal de pagamento automático”, que deve ser descontaminado sempre que seja utilizado.

O cliente deve “evitar o pagamento com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico”, uma vez que não implica contacto direto. Se tiver de pagar em dinheiro vivo, “privilegie o pagamento com um montante certo e desinfete as mãos antes e depois de tocar no mesmo”.

Se for um caso suspeito ou confirmado de covid-19, deve evitar receber as encomendas presencialmente. “Em caso de necessidade extrema, deve recebê-la com máscara”.

O cliente deve “retirar de imediato a embalagem exterior, evitando o contato da mesma com superfícies da casa” e, de imediato, colocá-la no lixo. Depois, higienizar as mãos com água e sabão ou uma solução de base alcoólica.

ZAP //

 

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