Evitar dinheiro, embalagens no lixo e não tocar em nada. As regras para as encomendas em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia de covid-19, as autoridades de saúde privilegiam as encomendas para evitar descolações. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu algumas recomendações para que tudo seja feito em segurança.

Entre comida, compras de supermercado e outros objtos encomendados online, os cuidados na entrega têm de ser redobrados. De acordo com o Observador, a DGS emitiu um comunicado com algumas recomendações para o estafeta e o cliente.

Segundo a autoridade de saúde, citada pelo Notícias ao Minuto, o estafeta do serviço de entregas ao domicílio deverá “cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental”, bem como “assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos utilizados para o transporte de encomendas e superfícies de contacto frequente”.

Na recolha, o estafeta tem de manter a distância recomendada de dois metros em relação às outras pessoas e “evitar tocar em superfícies que possam estar contaminadas”.

Na entrega, deverá “lavar ou desinfetar as mãos depois do pagamento com dinheiro ou por terminal de pagamento automático”, que deve ser descontaminado sempre que seja utilizado.

O cliente deve “evitar o pagamento com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico”, uma vez que não implica contacto direto. Se tiver de pagar em dinheiro vivo, “privilegie o pagamento com um montante certo e desinfete as mãos antes e depois de tocar no mesmo”.

Se for um caso suspeito ou confirmado de covid-19, deve evitar receber as encomendas presencialmente. “Em caso de necessidade extrema, deve recebê-la com máscara”.

O cliente deve “retirar de imediato a embalagem exterior, evitando o contato da mesma com superfícies da casa” e, de imediato, colocá-la no lixo. Depois, higienizar as mãos com água e sabão ou uma solução de base alcoólica.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …