Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19.
O trabalho foi conduzido por investigadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico Erasmus e da Harbour BioMed (HBM), na Holanda, e deu continuidade aos passos dados na pesquisa contra o surto do primeiro coronavírus (SARS-CoV), que ocorreu na Ásia entre 2002 e 2003, noticiou a agência Lusa.
“Ao utilizar esta coleção de anticorpos contra o SARS-CoV, identificámos um anticorpo que também neutraliza a infeção por SARS-CoV-2 em células cultivadas”, afirmou o investigador Berend-Jan Bosch, da Universidade de Utrecht, autor principal do estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Communications.
“Este anticorpo neutralizador tem o potencial de alterar o curso da infeção no hospedeiro infetado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo que não esteja infetado, mas exposto ao vírus”,
Segundo o cientista, este anticorpo tem a capacidade de se ligar a um domínio que se conserva nas duas estirpes de coronavírus, o que explica a sua ação neutralizadora tanto no SARS-CoV como no SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.
“Esta característica neutralizante cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que pode ter o potencial de mitigar doenças futuras causadas por coronavírus”, acrescentou Berend-Jan Bosch.
O investigador Frank Grosveld vincou que o anticorpo utilizado é “inteiramente humano” e fornece “uma base sólida para a continuação da investigação”, com vista à caracterização do anticorpo identificado e ao desenvolvimento de “possíveis tratamentos para a covid-19”.
O presidente da HBM, Jingsong Wang, afirmou que é necessário trabalhar mais para determinar se este anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da doença nos seres humanos. Embora tenha deixado em aberto “outras vias de investigação”, Jingsong Wang não deixou de expressar confiança na tecnologia para “ajudar a responder a esta necessidade urgente de saúde pública”.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, no centro da China. A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram já considerados curados.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Agora venham lá dizer que os holandeses são uns chulos que montaram um paraíso fiscal apenas para acumular guito.
Havia aqui uns tolos que diziam que a Holanda era só bancos e seguradoras. Enfim, uns tolinhos que à primeira ordem de marrar do líder Costa, resolveram todos marrar cegamente.
Totalmente de acordo. A grande maioria desses comentadores desconhece por completo o que é a Holanda.
Outro baralhado das ideias!…
pois, nota-se xD
Ena! Um grupo de investigadores holandeses identificou um anticorpo monoclonal humano capaz de impedir o vírus SARS-CoV-2 de infetar células, o que pode significar um primeiro passo para um tratamento contra a Covid-19! Isto tem tudo a ver com o facto de um holandês querer mandar fiscalizar a economia de Espanha e do outro que acha que se deve deixar morrer os idosos.
O que é que o c tem a ver com as calças? Não sabes distinguir cientistas de políticos? Os teus neurónios estão no offshore?
Só mesmo um carneiro para vir marrar num assunto que NADA tem a ver com a notícia!!
.
Curiosamente, numa noticia sobre esse assunto, nem uma palavra da carneirada:
“Holanda é dos países que mais enriquece com o projeto europeu”
hzap.aeiou.pt/holanda-paises-enriquece-projeto-europeu-320414
É uma boa linha de investigação até porque provavelmente o caminho para uma vacina será difícil. Lembro que para o vírus da SIDA, que também é um coronavírus, ainda não foi encontrada uma vacina. Portanto, faz sentido procurarem-se outras vias de tratamento/prevenção. Esta parece ser uma boa pista.
O hiv nao e um coronavirus. E um retrovirus.
Que comentario patetico…… Fosse um coronavirus ou nao. O nome coronavirus é sobre a sua fisionomia
O que é que a sida tem a ver com pulmoes ?
Então e esta?
https://zap.aeiou.pt/israel-anticorpo-neutraliza-coronavirus-pessoas-doentes-322698
Só uns pequenos excertos:
“…estando a preparar a patente para depois contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção em escala comercial.”
“…“Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado”, expressou o ministro através do mesmo comunicado, que não indica se foram realizados ensaios em humanos.”
Independentemente da forma, é bom saber que estão a haver avanços.
Sr.Se gosta tanto da holanda vá para la tomar banho.
Solidariedade e respeito neste tempo pelos que estao infectados ou partiram desta Vida, devia ser o que os carneiros e tolos deviam comentar. Mas so pela forma que falam mostram quem sao os tolos e carneiros. Quem cospe par o ar arrisca a apanhar o escarro na tromba