O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP anunciou esta segunda-feira que impediu, em 24 horas, 1.900 viaturas de prosseguirem o trajeto, de um total de 20 mil abordadas na vigência das restrições às deslocações por causa da covid-19.
Os dados, divulgados em comunicado, reportam-se à “Operação Transição Segura” e foram recolhidos entre as 17h de sábado e as 17h de domingo.
À meia-noite de segunda-feira terminou o período de três dias de restrições à circulação, em que as pessoas não podia sair do seu concelho de residência, a não ser em situações excecionais devidamente comprovadas, como ir trabalhar ou prestar assistência.
Desde a meia-noite de domingo que Portugal se encontra em situação de calamidade, depois de ter cumprido três períodos consecutivos de estado de emergência, por causa da pandemia da covid-19.
A “Operação Transição Segura” envolveu 848 polícias do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, que, entre as 17h de sábado e as 17h de domingo, abordaram 13.500 pessoas, das quais detiveram uma por desobediência ao estado de emergência, e duas por falta de carta de condução.
Em Portugal, morreram 1.043 pessoas das 25.282 confirmadas como infetadas, havendo 1.689 casos recuperados, de acordo com os dados hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde.
A covid-19, doença respiratória aguda, é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe