/

Produtores de petróleo chegam a acordo. Vão cortar 9,7 milhões de barris por dia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros produtores chegaram este domingo a acordo para subir os preços cortando a produção em 9,7 milhões de barris diários, anunciaram fontes ligadas às negociações.

O corte anunciado representa um décimo do fornecimento global, segundo responsáveis do setor de vários países que participaram nas negociações.

Este é um acordo sem precedentes, frisa a agência Lusa.

Devido às consequências da propagação do vírus covid-19, com o impacto na economia e a diminuição do consumo, o Comité Técnico Conjunto da OPEP tem vindo a recomendar cortes na produção de petróleo.

O semanário Expresso frisa que com a pandemia, que “congelou” quase todas as viagens aéreas e muitas das terrestres, a procura por esta matéria prima caiu abruptamente, levando os preços da mesma para mínimos históricos que já não se registavam há 18 anos.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, o dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei saudita Salman bin Abdulaziz, manifestaram este domingo apoio ao acordo dos produtores de petróleo de reduzir a produção em 9,7 milhões de barris por dia.

De acordo com o Kremlin, os três chefes de Estado tiveram uma conversa telefónica sobre o acordo alcançado pelo cartel da OPEP, que deverá estabilizar o mercado, na sequência da forte quebra do consumo devido à pandemia covid-19.

“Os líderes apoiaram o acordo alcançado dentro da OPEP sobre a limitação voluntária e gradual da produção de petróleo para estabilizar os mercados mundiais e garantir a sustentabilidade da economia global”, anunciou o Kremlin após a chamada telefónica.

Donald Trump também comentou o resultado do acordo na rede social Twitter: “Vai salvar centenas de milhares de empregos no setor da energia nos Estados Unidos”. “Quero agradecer e congratular o presidente Putin e o rei Salman, da Arábia Saudita. Acabei de falar com eles a partir da Casa branca. Bom acordo para todos!”, acrescentou.

Nesta segunda-feira, e já como resultado do acordo alcançado neste domingo, o preço do barril de petróleo subiu nos mercados asiáticos.

Esta manhã, o preço barril de petróleo WTI norte-americano subiu 7,03% para 24,36 dólares (cerca de 22 euros) e o do Brent do mar do Norte apreciou-se 4,6% .

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.