/

Cirque du Soleil despediu 95% dos trabalhadores e pode ir à falência (mas vai dando shows online)

3

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil – Dralion

O Cirque du Soleil pode ser mais uma vítima do coronavírus. A empresa que gere o circo está a analisar a possibilidade de declarar a falência devido a dívidas avultadas e depois de ter despedido 4700 trabalhadores. Enquanto isso disponibiliza vários dos seus espectáculos online.

Através da plataforma online CirqueConnect, é possível aceder a diversos espectáculos completos do Cirque du Soleil numa iniciativa que visa contribuir para “espalhar a alegria” pelo mundo, em tempos de tristeza marcados pela Covid-19.

“Agora, mais do que nunca, os nossos fãs precisam da distracção que o espectáculo traz, um descanso do caos“, sublinha uma das gestoras do Cirque du Soleil, Sheila Morin, referindo que o objectivo é contribuir para “fazer chegar um pouco de alegria, ainda que seja à distância”.

Este não é propriamente um tempo de alegria para o circo que despediu há dias 4700 funcionários, após ter sido obrigado a cancelar diversos espectáculos em diferentes locais do mundo devido à pandemia de coronavírus. O lay off envolveu 95% dos trabalhadores da companhia com sede em Montreal, no Canadá.

Agora, a companhia está a avaliar a possibilidade de decretar a falência, uma vez que tem dívidas da ordem dos 900 milhões de dólares, como avança a agência Reuters.

Os credores da companhia também estão em conversações com consultores do Cirque du Soleil para aferir como é que o grupo pode pagar as suas dívidas.

O cancelamento de espectáculos devido ao coronavírus deve resultar em elevadas perdas para a companhia que foi adquirida por um consórcio internacional constituído pela empresa de investimentos norte-americana TPG e pelo grupo chinês Fosun em 2015. O consórcio adquiriu 80% do Cirque du Soleil, com o Governo do Quebeque a ficar com 10% da empresa detentora do circo.

Enquanto a incerteza marca o futuro do Cirque du Soleil, a companhia utiliza a plataforma online CirqueConnect para mostrar ao mundo os seus espectáculos, incluindo vídeos e conteúdos de realidade virtual que permitem “subir ao cenário e entrar no coração de alguns dos momentos mais emocionantes do Cirque du Soleil”. Descarregar a aplicação de Realidade Virtual tem um custo de 6 dólares.

A plataforma online inclui ainda tutoriais para as pessoas poderem treinar com profissionais do Cirque du Soleil ou para aprenderem técnicas de maquilhagem com eles.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.