/

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda.

A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da banda, a Julien’s Auctions, sediada na Califórnia, vai pôr em leilão uma série de recordações dos Beatles, desde as letras manuscritas de “Hey Jude” até às calças de veludo usadas por John Lennon.

Embora possa não parecer tão ilustre, o conjunto de pranchas de madeira foram, um dia, o palco pisado pela banda no seu primeiro concerto e pode valer 20 mil dólares.

De acordo com o Atlas Obscura, a data do primeiro concerto ainda é muito debatido porque depende de como cada pessoa define a banda.

As suas origens remontam ao final dos anos 50, quando John Lennon, George Harrison e Paul McCartney tocaram como um trio de skiffle chamado The Quarrymen. Este palco de madeira do Lathom Hall de Liverpool não é aquele onde tocaram pela primeira vez, mas é anterior aos Beatles como os conhecemos.

Em 14 de maio de 1960, a banda apresentou-se como um quinteto, com Stuart Sutcliffe no baixo e Tommy Moore na bateria, no Lathom Hall. Ainda não tinham um nome e tocaram com o nome de The Silver Beats. Nem Harrison nem McCartney tinham 18 anos e o grupo subiu ao palco, não só para o seu concerto de estreia, mas também para uma audição para o promotor de concertos local, Brian Kelly.

(dr) Julien’s Auctions

A audição correu bem e Kelly fez com que os The Silver Beats voltassem ao palco do Lathom Hall na noite de sábado seguinte.

Porém, a banda acabou por não aparecer. No sábado à noite, estavam na Escócia a atuar com um cantor chamado Johnny Gentle. Tinham recebido a oferta à última da hora e tinham-se esquecido de dizer a Kelly que a aceitaram.

The Silver Beats foi proibido tocar em qualquer um dos locais de Kelly durante vários meses. Quando o promotor mudou de ideias e convidou a banda a voltar ao Lathom Hall, o grupo já tinha mudado de nome duas vezes: primeiro, Silver Beetles e Beatles. Tocaram no palco do Lathom Hall 10 vezes entre janeiro e fevereiro de 1961.

Lathom Hall foi fundado em 1884 como um salão social vitoriano. Mais tarde, tornou-se uma casa de cinema, antes de ser convertida num salão de dança nos anos 50. Na década seguinte, o local associou-se estreitamente ao movimento musical de Merseybeat – a primeira onda britânica de rock’n’roll. Hoje, Lathom Hall permanece aberto como um bar temático de Merseybeat.

O palco a leilão reflete a longa história do edifício, medindo cerca de seis por três metros, com os pregos originais da era vitoriana ainda nas tábuas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.