/

Boris Johnson decreta quarentena obrigatória no Reino Unido

2

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta segunda-feira novas medidas devido ao surto do novo coronavírus no Reino Unido. Foi imposta a quarentena obrigatória durante duas semanas.

O Reino Unido tem sido muito criticado pela forma como está a enfrentar o novo surto de coronavírus. Como tal, o primeiro-ministro britânico decidiu tomar medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19 no país. O confinamento obrigatório durante duas semanas é a maior novidade.

“Vocês têm de ficar em casa”, ordenou Boris Johnson. Assim sendo, a partir de terça-feira, as pessoas são obrigadas a ficar nas suas casas, exceto para compras de necessidades básicas, exercícios diários, necessidades médicas e viagens de e para o trabalho.

As lojas que vendem bens não essenciais terão de fechar e os ajuntamento de mais de duas pessoas, que não morem juntas, estão proibidas, escreve o DNotícias.

A polícia pode intervir para obrigar ao cumprimento da quarentena obrigatória, estando autorizada a multar e a aplicar medidas de dispersão de ajuntamentos.

O número de mortes causadas pela covid-19 no Reino Unido sextuplicou numa semana, para 335, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico. O balanço mais recente das autoridades britânicas indica que o número de pessoas infetadas pela covid-19 aumentou para 6.650 no Reino Unido, das quais 335 morreram.

Na segunda-feira passada, 16 de março, estavam diagnosticados 1.543 casos positivos entre 44.105 pessoas testadas e 55 óbitos.

Esta segunda-feira, o Governo voltou a fazer um apelo ao regresso dos britânicos que estão em viagem no estrangeiro perante o anúncio de cancelamento de voos por companhias aéreas, como fez a Emirates no domingo.

“Estamos a insistir fortemente para que os viajantes do Reino Unido no estrangeiro voltem para casa agora, onde e enquanto ainda houver rotas comerciais para fazê-lo”, vincou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Penso que os britânicos começaram por pensar que isto seria uma brincadeira ou que possivelmente estariam imunes devido ao Brexit, vai-lhes sair caro certamente!

    • Penso que todos ou quase todos nós no fundo…subestimámos este vírus… alguns ainda estão a brincar a aproveitar o sol…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.