/

Ministro dos Cuidados de Saúde holandês demite-se por exaustão

Phil Nijhuis / EPA

O ministro dos Cuidados de Saúde da Holanda, Bruno Bruins, demitiu-se esta quinta-feira, depois de no dia anterior ter desmaiado durante um debate parlamentar sobre o novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).

O ministro, que tinha a seu cargo a gestão da pandemia de Covid-19, desmaiou por breves instantes, enquanto falava no palanque, durante o debate parlamentar sobre o tema.

Recorrendo às redes sociais, o governante assumiu estar exausto após “semanas intensivas de trabalho”, conta o jornal Sol. Em comunicado, citado pelos média locais, Bruins reconheceu não estar fisicamente capaz de enfrentar a pandemia.

Também numa nota divulgada à imprensa, a Casa Real holandesa diz ter aceitado a demissão e agradeceu “os numerosos e importantes serviços prestados” por Bruins.

O ministro da Saúde, Bem-Estar e Desporto, Hugo de Jonge, vai assumir agora a pasta dos Cuidados de Saúde deixada por Bruno Bruins.

A Covid-19 infetou quase 2.500 pessoas nos Países Baixos, havendo registo de 76 vítimas mortais e duas pessoas recuperadas. Vinte dos infetados estão em estado crítico.

O Governo holandês já decretou o encerramento de escolas, bares e restaurantes, para tentar controlar a propagação da Covid-19. Ainda assim, o primeiro-ministro, Mark Rutte, tem excluído a opção de confinamento total da população.

A Itália é neste momento o país com mais mortes devido ao novo coronavírus, registando, até agora, um total de 3.405 óbitos, número que ultrapassa as vítimas mortais verificadas na China, segundo uma contagem sustentada em dados oficiais.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.