/

Computador militar alemão com informações confidenciais vendido no eBay por 90 euros

Um portátil, que continha informações confidenciais do exército alemão, foi vendido no eBay por apenas 90 euros. O computador tinha várias falhas de segurança.

Um computador portátil pertencente ao exército alemão foi comprado por uma equipa de investigadores de segurança, no eBay, por apenas 90 euros. O aparelho tinha informações confidenciais facilmente acessíveis, de acordo com o jornal germânico Der Spiegel.

No disco rígido do computador tinha informações de como derrubar o sistema de defesa aéreo móvel “LeFlaSys Ozelot”, criado há 19 anos e que ainda hoje está em uso na Alemanha. O computador portátil não vinha protegido com qualquer tipo de palavra-passe e ainda tinha o sistema operativo Windows 2000, um dos mais antigos da empresa.

“Informações sobre como operar o sistema de aquisição de alvos, bem como a própria plataforma de armas, podem ser encontradas lá e, é claro, instruções sobre como destruir todo o sistema para impedir o seu uso pelas forças inimigas”, disse o especialista em segurança Tim Berghoff à Deutsche Welle.

“O login do programa que continha a documentação do sistema de armas foi protegido com uma senha muito fácil de adivinhar“, contou Alexandra Stehr, membro da equipa de investigadores de segurança. O nome de utilizador era “Convidado” e a palavra-passe era também “convidado”.

Esta não é a primeira vez que algo semelhante acontece, escreve o Futurism. Em julho do ano passado, um homem comprou um portátil com o manual de instruções para um lança-foguetes chamado ‘Mars’.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.