/

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas.

O alerta consta num novo estudo do US Geological Survey, que frisa que o fenómeno tende a manter-se, a menos que sejam tomadas medidas para reduzir o aquecimento global e minimizar os impactos provocados por temperaturas mais quentes.

O autor principal do estudo, Chris Milly, explicou que o fluxo do rio que que atravessa o Grand Canyon diminuiu 20% entre 1913 e 2017, conta a Russia Today.

Metade desta redução deve-se a temperaturas altas, sendo o restante da responsabilidade da fraca precipitação, que os cientistas também têm atribuído às alterações climáticas.

A investigação, cujos resultados foram publicados na revista Science, estima ainda que o fluxo do rio diminua cerca de 9,3% a cada grau centígrado de aumento da temperatura.

Combinando a sua investigação com modelos climáticos, Milly calcula que devemos esperar para 2050 uma queda no caudal do rio entre 14 a 31% relativamente à sua média histórica graças às consequências das mudanças climáticas.

Com uma bacia hidrográfica de 632.000 quilómetros quadrados, o rio Colorado passa por cinco estados norte-americanos, sendo um dos cursos de água mais importantes do sudoeste dos Estados Unidos. Ao todo, tem 2320 quilómetros de extensão, sendo um dos rios mais longos da América do Norte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.