/

Ventura quer convencer CDS a não apoiar recandidatura de Marcelo

Miguel A. Lopes / Lusa

Este mês, André Ventura, líder do Chega, anunciou a candidatura à Presidência da República nas eleições de 2021. Agora, o deputado quer o apoio do CDS.

Esta semana, os dois líderes deverão reunir-se pela primeira vez e, entre outros assuntos, o líder do Chega deverá abordar esta questão. De acordo com o semanário Expresso, o novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, não será tão entusiasta de Marcelo Rebelo de Sousa como Assunção Cristas – e é isso que Ventura quer aproveitar.

A prioridade será convencer Francisco Rodrigues dos Santos a não apoiar a recandidatura de Marcelo. Porém, isto será praticamente impossível, uma vez que não faria sentido um partido de regime apoiar o candidato antissistema contra o Presidente que apoiou na primeira candidatura. Além disso, o CDS não quer ficar colado ao Chega.

A gestão do calendário de Marcelo torna difícil ao CDS lançar um candidato próprio com tempo para preparar uma candidatura relevante. Sem um nome próprio e sem colagens ao Chega, a única opção será apoiar Marcelo. A decisão caberá aos órgãos internos do CDS.

Além do apoio do CDS, Ventura quer ainda certificar-se de que o líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, não apoiará a recandidatura do Presidente. O objetivo é que possa disputar uma segunda volta.

André Ventura anunciou este mês, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021. Já Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.