A Airbus revelou esta terça-feira um novo modelo de avião a jato que promete surpreender os fãs de Star Wars.
Esta terça-feira, a Airbus apresentou um modelo de demonstração de um jato inovador e invulgar, com cerca de 2 metros de comprimento e 3,2 metros de largura. Com dois motores duplos na traseira, o design surpreendente de Maverick não é apenas uma questão estética.
Segundo a Bloomberg, o corpo de asa mista permite reduzir o consumo de combustível. Nos últimos tempos, os fabricantes de aviões têm vindo a estudar modelos mais ecológicos devido à pressão da questão ambiental, visto tratarem-se de uma das indústrias mais poluentes.
Jean-Brice Dumont, vice-presidente de engenharia da Airbus, defendeu que “é hora de avançar com a tecnologia e perceber que mais pode fazer por nós”. “Precisamos de tecnologias disruptivas para enfrentar o desafio ambiental. É a próxima geração de aeronaves; estamos a estudar esta opção.”
O modelo já foi testado pela fabricante em junho passado, em França. Os testes prosseguirão até ao segundo trimestre do ano.
O novo modelo, semelhante a um Falcon, faz lembrar os “caças” dos icónicos filmes Star Wars. Com a ficção posta de lado, o vice-presidente disse à Reuters que é ainda muito cedo para perceber se esta forma poderá fazer parte da próxima geração de aviões de médio curso, prevista para 2030.
“Embora não haja um calendário específico para a entrada em serviço, este protótipo pode ser fundamental para provocar mudanças nas arquiteturas dos aviões comerciais, promovendo um futuro sustentável na indústria da aviação”, disse Dumont.
Segundo o matutino, algumas questões que estão a ser discutidas pelos engenheiros encarregues do projeto são a existência de janelas para os passageiros, importantes para lidar com a sensação de movimento.
A Airbus por acaso não será Europeia?!
Caro Jose Paredes,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.
Norte americana???
Caro Nelson,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.