/

Passos Coelho quer juízes do Constitucional mais bem escolhidos

10

EPP / Flickr

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu esta quarta-feira em Coimbra que as prerrogativas desvirtuadas do Constitucional “não se resolvem acabando” com este tribunal, mas escolhendo “melhores juízes”.

Passos Coelho considerou que os juízes do Tribunal Constitucional, “que determinam a inconstitucionalidade de diplomas em circunstâncias tão especiais”, deveriam estar sujeitos a “um escrutínio muito maior do que o feito” até hoje.

“Como é que uma sociedade com transparência e maturidade democrática pode conferir tamanhos poderes a alguém que não foi escrutinado democraticamente”, questionou Pedro Passos Coelho, apontando para o caso dos Estados Unidos da América em que os juízes “escolhidos para este efeito têm um escrutínio extremamente exigente”, disse.

“Não temos sido tão exigentes quanto deveríamos ter sido”, sublinhou, durante a intervenção que fez esta noite, em Coimbra, no encerramento da primeira conferência do ciclo comemorativo dos 40 anos da fundação do PSD.

/Lusa

10 Comments

  1. o que o coelho queria dizer é que os melhores juízes são ou seriam aqueles
    que o deixassem fazer o que quer que fosse. o senhor coelho deve ser o
    único detentor da verdade tipo staline. o povo a isso uns chamam o senhor
    quero posso e mando outras chama de ditador outros insultam a sue dele
    mãe que se calhar o único erro foi tê-lo. se fôr preciso aclarar, agora com
    a alteração do código de processo civil, isso não é possivel, terá que voltar aos bancos a escola e estudar portugês, latim e grego e fazer os exames sem ter conhecimento prévio da prova do dito.

  2. “Passos Coelho quer juízes do Constitucional melhor (???) escolhidos”… MAIS BEM escolhidos, assim é que está correto !

  3. Eu, se alguma vez for a tribunal e a sentença não for como eu quero, também vou pedir para que o(s) juíz(es) seja(m) mudado(s) – a meu favor, claro!

  4. Coitados dizem-se Sociais Democratas mas pela maneira que falam e agem são mais Fascistas do que o Hitller e do que o Salazar mas esqueceram-se que não estamos na Alemanha Nazi e nem na ditadura Salazarista. Alem esse senhor esqueceu-se que foram eles e o PS que os lá puseram, e muito bem para fiscalizar as leis fascistas que eles tem desde que estão no Governo devia ter Vergonha na cara do lixo que ja fez e ainda continua a Fazer

  5. Pergunta pelo ponto de vista dos juízes do Constitucional, sobre os cortes da função publica, “Os Sr. juízes do Constitucional querem receber menos uns milhares de euros ou não?”. Resposta Inconstitucional, inconstitucional, inconstitucional inconstitucional, inconstitucional………
    Juízes em causa própria é que é vergonhoso. é uma violação de conflito de interesses

  6. Juízes mais bem escolhidos!!!! Não percebi. Os Juízes representam a lei e defendem o que está escrito na Constituição e por muito leigo que eu seja, a Constituição foi criada pela própria República, democraticamente eleita pelo povo para defender os direitos do mesmo. Por isso Sr. Passos Coelho ainda não percebi aonde quer chegar, de todas as soluções ou resoluções, ou como queira chamar que foram enviadas para o TC, todas foram contra o que estava na Constituição. Nem inteligentes são, porque como responsáveis de Estado que são, (já não digo Chefes de Estado, porque tem muita gente a trabalhar no governo) não saber o que está escrito na Constituição da Républica é um bocado de ignorância, porque ao fim ao cabo acabam por passar vergonhas e depois vêm culpar os Juízes. Ao lançar este tipo de propostas que vão de encontro ao que está na Constituição, é de obra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.