/

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança.

O primeiro-ministro de Israel disse, em comunicado, que a discussão sobre o seu pedido “seria um circo” e afirmou que não quer participar num “jogo sujo”.

A decisão é conhecida um dia depois da sua chegada a Washington, a convite do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para conhecer os detalhes de um plano de paz para o Médio Oriente da responsabilidade da Casa Branca. Trump também convidou o líder da oposição israelita, Bruno Gantz, mas não pediu a presença de responsáveis palestinianos.

“Nesta hora decisiva para o povo de Israel, e enquanto eu estou nos Estados Unidos numa missão histórica para definir as fronteiras permanentes de Israel e garantir a nossa segurança e a segurança de futuras gerações, o Knesset [o Parlamento israelita] iria abrir mais um espetáculo do circo do pedido de imunidade“, disse Netanyahu, num texto publicado no Facebook.

O governante israelita sustentou que a acusação de que está a ser alvo nada mais é do que uma “perseguição pessoal”, que se tornou numa “obsessão” para os seus críticos. Além disso, afirmou que a discussão no Parlamento, marcada para esta terça-feira, “iria prejudicar um momento histórico para o país”.

Em novembro, Netanyahu foi acusado em três processos por corrupção, fraude e abuso de confiança. Esta foi a primeira acusação formal por estes crimes a um primeiro-ministro em funções na história de Israel.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.