Boris Johnson quer lançar crowdfunding para fazer tocar o Big Ben na noite do Brexit

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico está a equacionar lançar uma recolha de fundos para que o sino do Big Ben toque na noite de 31 de janeiro, a “noite do Brexit”.

Entre os vários temas abordados na entrevista que deu à BBC, na terça-feira, o primeiro-ministro britânico sugeriu o lançamento de um crowdfunding para fazer o sino do Big Ben tocar. Quando? Às 23h00 do dia 31 de janeiro, hora em que se formaliza o Brexit.

Boris Johnson pede aos britânicos que contribuam para esta causa, depois de a Câmara dos Comuns ter recusado a ideia de serem os cofres do Estado a cobrir esta despesa.

O sino instalado na torre do relógio do Palácio de Westminster está a ser restaurado e os trabalhos estão avaliados em 500 mil libras, quase 600 mil euros. De acordo com a BBC, o famoso sino só tocou algumas vezes desde que a renovação começou em 2017.

Lindsay Hoyle, porta-voz da Câmara dos Comuns, veio pedir aos cidadãos para considerarem se vale a pena gastar esse dinheiro, pois iria custar cerca de 50 mil libras (cerca de 58 mil euros) por badalada.

Até agora, escreve a emissora britânica, o total de doações arrecadadas continua na casa das dezenas de milhares de libras, com a maior contribuição vinda do deputado conservador Mark François, que doou mil libras.

O Parlamento britânico aprovou, na passada quinta-feira, na especialidade, a proposta de lei que regula o Acordo de Saída do Reino Unido da UE e abre o caminho para o Brexit a 31 de janeiro.

A proposta de lei, designada por “Withdrawal Agreement Bill”, já tinha sido aprovada na generalidade, no dia 20 de dezembro, por 358 votos a favor e 234 contra.

O diploma segue agora para análise na Câmara dos Lordes e a etapa final será a promulgação pela Rainha Isabel II, restando a votação no Parlamento Europeu para o Acordo ser ratificado pela UE.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.