Boris Johnson quer lançar crowdfunding para fazer tocar o Big Ben na noite do Brexit

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico está a equacionar lançar uma recolha de fundos para que o sino do Big Ben toque na noite de 31 de janeiro, a “noite do Brexit”.

Entre os vários temas abordados na entrevista que deu à BBC, na terça-feira, o primeiro-ministro britânico sugeriu o lançamento de um crowdfunding para fazer o sino do Big Ben tocar. Quando? Às 23h00 do dia 31 de janeiro, hora em que se formaliza o Brexit.

Boris Johnson pede aos britânicos que contribuam para esta causa, depois de a Câmara dos Comuns ter recusado a ideia de serem os cofres do Estado a cobrir esta despesa.

O sino instalado na torre do relógio do Palácio de Westminster está a ser restaurado e os trabalhos estão avaliados em 500 mil libras, quase 600 mil euros. De acordo com a BBC, o famoso sino só tocou algumas vezes desde que a renovação começou em 2017.

Lindsay Hoyle, porta-voz da Câmara dos Comuns, veio pedir aos cidadãos para considerarem se vale a pena gastar esse dinheiro, pois iria custar cerca de 50 mil libras (cerca de 58 mil euros) por badalada.

Até agora, escreve a emissora britânica, o total de doações arrecadadas continua na casa das dezenas de milhares de libras, com a maior contribuição vinda do deputado conservador Mark François, que doou mil libras.

O Parlamento britânico aprovou, na passada quinta-feira, na especialidade, a proposta de lei que regula o Acordo de Saída do Reino Unido da UE e abre o caminho para o Brexit a 31 de janeiro.

A proposta de lei, designada por “Withdrawal Agreement Bill”, já tinha sido aprovada na generalidade, no dia 20 de dezembro, por 358 votos a favor e 234 contra.

O diploma segue agora para análise na Câmara dos Lordes e a etapa final será a promulgação pela Rainha Isabel II, restando a votação no Parlamento Europeu para o Acordo ser ratificado pela UE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …