/

“Quem diz que não devemos ter excedentes não percebe nada de economia”, diz Álvaro Santos Pereira

foreignoffice / Flickr

O ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira

Álvaro Santos Pereira, diretor da OCDE e ex-ministro de Passos Coelho, disse que Portugal vai ter de continuar a apresentar excedentes orçamentais nos próximos anos, considerando ainda que quem defende que o país não deve ter saldos orçamentais positivos “não percebe nada de economia”.

“Quem diz que nós não devíamos ter um excedente orçamental não percebe nada de economia, principalmente sabendo o nível de dívida que nós temos”, disse o antigo governante em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios.

“Todas as economias com boas políticas que vimos nas últimas duas décadas tiveram dívidas como nós tivemos, tiveram de ter ou excedentes orçamentais ou défices zero durante muitos anos. É fundamental”, considerou.

Nos próximos anos, Portugal precisa “seguramente” de vários excedentes orçamentais, disse Álvaro Santos Pereira, recordando o caso da Grécia, que tem neste momento “excedentes orçamentais de 3% ou 3,5% do PIB, que é uma loucura”.

“É óbvio que vai ter de acontecer, não interessa se somos de esquerda ou de direita”.

O Orçamento do Estado para 2020, recorde-se, prevê um saldo positivo de 0,2% do Produto Interno Bruto. Será o primeiro excedente orçamental em democracia.

O antigo governante disse ainda na mesma entrevista que o Governo liderado por António Costa tem margem para baixar impostos e “certamente” margem para alterar o “mix de impostos”, disse. “Agora, isso depende das opções políticas”, afirmou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.